
No sábado, 30 de agosto, Aracruz foi palco de mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C), promovido pelas cooperativas Unimed, Sicredi e Sicoob, com apoio de diversos parceiros locais. Com o tema “Juntos construímos um mundo melhor”, alinhado ao Ano Internacional das Cooperativas, o evento mobilizou voluntários em ações voltadas ao bem-estar da comunidade, reforçando o papel transformador do cooperativismo por meio do voluntariado e do compromisso social.

Pelo terceiro ano consecutivo, a FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) participou do evento com destaque, envolvendo alunos dos cursos de Enfermagem, Direito e Psicologia em atividades que beneficiaram diretamente a população, oferecendo serviços especializados e gratuitos. As ações aconteceram das 8h às 12h, na Praça da Paz, e foram acompanhadas por professores e pela supervisora de Pesquisa e Extensão da FAACZ, Lanna Clicia Carrijo.
Enfermagem: cuidado e prevenção em saúde

Sob orientação da preceptora Elisangela Rodrigues Pereira, os alunos do curso de Enfermagem da FAACZ realizaram aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar, em parceria com a Prefeitura de Aracruz, que forneceu os materiais. Foram realizados cerca de 60 atendimentos, promovendo a conscientização sobre cuidados básicos de saúde.

Participaram da ação os estudantes Matheus dos Santos Marastoni (10º período), Aldenizia Ferreira Carvalho (8º período), Elisângela Batista Vieira (8º período), Eliene Matias dos Santos Broetto (8º período), Isabella Cordeiro Tolentino (8º período) e Victória Alexandra dos Santos Coutinho Nunes (6º período).
Psicologia: acolhimento e prevenção ao abuso infantil
O curso de Psicologia da FAACZ teve duas frentes de atuação. A primeira foi o cadastro de interessados em atendimento psicológico na Clínica-Escola de Psicologia da instituição, incluindo psicoterapia, psicodiagnóstico e estimulação psicopedagógica. A ação foi conduzida pelos estudantes Fernanda Ferreira Vieira (8º período), Julia Guasti da Cunha (8º período), Adriana Batista Loureiro (8º período), Luan Cazotto de Lima (8º período), Laysa Souza dos Santos (2º período) e Wnaslana Lyra Lima (10º período).

A segunda atividade, orientada pela professora Jallana Rios Matos, teve como foco a prevenção ao abuso sexual infantil. As alunas Luana Felicio Nossa (4º período), Marcela Coutinho Devens Vieira (4º período) e Silvana Pedrini dos Santos (4º período) conduziram uma contação de histórias com o livro “Pipo e Fifi”, de Caroline Arcari, que aborda, de forma lúdica e acessível, o conhecimento sobre o corpo, os limites e o direito à proteção.

Depois da leitura, foi realizada a dinâmica “Semáforo do Toque”, que ensina, por meio das cores verde, amarela e vermelha, a diferenciar os tipos de contato físico, mostrando de maneira clara e pedagógica quais são toques de carinho, de atenção e os proibidos. A atividade foi complementada com desenhos para colorir, reforçando a importância de pedir ajuda em situações de risco.

Para os adultos presentes, foram distribuídos folders informativos com orientações sobre prevenção e proteção contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. A relevância da ação foi reconhecida pela comunidade. Ana Paula, mãe do pequeno Felipe Anderson, destacou: “É fundamental a conscientização das crianças sobre os cuidados com o corpo para prevenir o abuso infantil. Tudo isso deve acontecer por meio do diálogo”.
Direito: cidadania e empoderamento do consumidor
O curso de Direito da FAACZ também teve participação ativa no evento, oferecendo orientações sobre os direitos do consumidor, com destaque para a prática abusiva da venda casada. Os alunos foram orientados pela professora Flávia Spinassé Frigini e esclareceram dúvidas da população sobre o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe o fornecedor de condicionar a venda de um produto ou serviço à compra de outro. Participaram da ação os estudantes Ana Clara Pereira Mazega dos Reis (6º período), João Pedro Silva Marim (8º período), Davi Alves dos Santos Lima (6º período) e Karine Francisco Batista (8º período).

A jovem Rebeca Nascimento Batista, 21 anos, vendedora externa, saiu do evento com uma percepção clara sobre suas garantias enquanto consumidora. “Agora entendi de fato o que é venda casada e como identificar essa prática abusiva”, relatou. “Sei em que situações posso acusar o estabelecimento e até onde meus direitos vão. É crucial que as pessoas tenham esse conhecimento para saber o que podem ou não aceitar no dia a dia. Eu mesma não sabia dessas regras específicas”, destacou Rebeca, enfatizando a importância da informação para empoderar o consumidor.
Um evento de transformação coletiva

Além da participação da FAACZ, o Dia de Cooperar contou com ações de saúde, educação financeira, atividades físicas, sustentabilidade e recreação, reunindo diversos parceiros da cidade. Entre eles estavam Alpha Studio Fitness, Jéssika Cavalini Personal Trainer, Recicle Aracruz, Maguila Jiu-Jitsu Team, Projeto Girassol, Emflora Serviços e Empreendimentos Florestais Ltda, Sebrae e Prefeitura de Aracruz.

O movimento reafirmou o poder do cooperativismo em transformar realidades por meio da união de esforços. Mais do que um evento, o “Dia C” foi um espaço de cuidado, aprendizado e integração, mostrando que, quando se coopera, todos saem ganhando. A participação ativa dos alunos da FAACZ reafirma o compromisso da instituição com a formação cidadã e o envolvimento comunitário. Como destacou a supervisora Lanna Clicia Carrijo: “Juntos escrevemos histórias de transformação”.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 04/09/2025