
Na noite de 16 de junho, alunas do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ deram início às apresentações de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), marcando um importante passo na reta final da graduação, durante a banca de qualificação. As apresentações ocorreram sob a orientação da professora Marta Rossoni, responsável pela disciplina de TCC I, e contaram com a avaliação criteriosa da banca, composta pelas professoras Stéfani Martins Pereira, coordenadora do curso de Psicologia, e Mercedes Silvério Gómez, coordenadora do corpo docente e discente da instituição.
A banca de qualificação é uma etapa fundamental do processo formativo, como destacou a professora Stéfani: “Esse momento oferece a oportunidade de aprimoramento do trabalho, com sugestões que contribuem para ajustes teóricos, metodológicos e estruturais, fortalecendo a coerência e a profundidade da pesquisa. Além disso, estimula o desenvolvimento da argumentação, da capacidade de exposição oral e da autonomia intelectual do(a) estudante”, explicou a coordenadora do curso de Psicologia.

Na ocasião, foram apresentados três projetos de pesquisa, com temas relevantes e de grande sensibilidade na área da Psicologia. As alunas Jane Milena Fraga Basto e Sheila Mara Jeronymo abordaram o tema “Impacto Psicossocial nos Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Já Julia de Jesus Guimarães e Taissa Guastti Pignaton discutiram “O Brincar na Infância: Construção da Identidade e da Socialização dos 3 aos 5 anos do Desenvolvimento”. Por fim, Alcilene Araujo Soares, Cheiber Oliveira Meireles e Tereza Conceição de Oliveira Pereira apresentaram um projeto voltado à “Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida de Jovens Adolescentes”.

Antes das apresentações, as alunas participaram de um momento especial de acolhimento emocional, conduzido pela professora Stéfani, na Clínica Escola da FAACZ. A atividade, realizada das 18h às 18h50, envolveu técnicas de respiração, práticas de mindfulness, escuta em roda e músicas relaxantes, com o objetivo de manejar a ansiedade e o estresse característicos desse momento decisivo. “A ideia foi trabalhar um momento de acolhimento e manejo breve de emoções, apoiando as alunas a lidarem com uma situação que costuma ser gatilho emocional, reforçando a autoconfiança e ressaltando o percurso realizado até aqui”, explicou a professora.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, o acolhimento emocional é essencial não apenas para o bem-estar das estudantes, mas também como parte do processo pedagógico: “Psicologicamente, esse cuidado contribui para o manejo da ansiedade, do medo do julgamento e da pressão por desempenho. Do ponto de vista pedagógico, fortalece a relação entre docente e discente e promove um ambiente de aprendizagem mais humano e sensível às subjetividades. Ao reconhecer que o processo não é apenas técnico, mas também afetivo, valorizamos o estudante como sujeito em formação integral”, reforçou Stéfani.

O impacto positivo da vivência pôde ser percebido nos depoimentos das alunas. Para Julia de Jesus Guimarães, a preparação emocional antes da apresentação foi essencial: “O momento feito pela professora Stéfani conosco antes da apresentação foi muito importante e, principalmente, empático. Senti que nossas inseguranças e medos foram – e são – vistos, mas que não nos impedem de fazer qualquer coisa que queiramos. Tivemos uma troca de experiências lindas em poucos minutos, que tenho certeza de que nos ajudou a acalmar a mente e trouxe um acalento ao coração, como se dissesse: ‘não estamos sozinhas nessa jornada’”.
A noite foi, portanto, mais do que uma etapa acadêmica: foi um verdadeiro rito de passagem, marcado por ciência, sensibilidade e cuidado com o ser humano em formação. Tereza Conceição de Oliveira Pereira também expressou sua gratidão: “Antes da apresentação do meu pré-projeto de TCC, confesso que estava me sentindo muito ansiosa e preocupada. Mas, para meu alívio, a professora Stéfani conduziu um momento de relaxamento que fez toda a diferença. A forma como ela nos acolheu, com palavras de incentivo, carinho e compreensão, me fez sentir segura e confiante para compartilhar meu trabalho. Foi um momento simples, mas de grande impacto”.

Mais do que uma simples etapa acadêmica, o processo de qualificação dos TCCs na FAACZ representa um exercício profundo de integração entre conhecimento, sensibilidade e desenvolvimento humano, contribuindo para a formação de futuras psicólogas preparadas não apenas para concluir a graduação, mas também para exercer a profissão com ética e consciência.
Segundo a professora Stéfani, esse é um rito de passagem que combina rigor acadêmico com cuidado emocional, formando não apenas pesquisadoras, mas futuras psicólogas preparadas para os desafios da profissão. A FAACZ segue acompanhando as alunas nessa jornada, reforçando seu compromisso com uma formação humana e tecnicamente qualificada.
Texto: Alessandro Bitti
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Data da publicação: 1º/07/2025