
Duas alunas do 1º período do curso de Psicologia da FAACZ, Gabrielly Herlane Pereira dos Santos e Laisa Loureiro de Carvalho Oliveira, protagonizaram uma importante iniciativa de conscientização sobre o bullying em escolas da rede básica de Aracruz. A ação, realizada em parceria com estudantes do curso de Direito, promoveu um diálogo interdisciplinar e enriquecedor com alunos do Ensino Fundamental, abordando os impactos dessa forma de violência no ambiente escolar e, ao mesmo tempo, reforçando o compromisso da faculdade com a formação cidadã e humanizada de seus acadêmicos.
A ação ocorreu em duas etapas. A primeira foi realizada no dia 22 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zilca Nunes Vieira Bermudes, no bairro Vila Nova, com turmas do 5º, 6º e 7º Anos. Já no dia 4 de junho, foi a vez dos alunos do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), no bairro Vila Rica, participarem das atividades.

Sob orientação da coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, professora Stéfani Martins Pereira, as acadêmicas conduziram palestras educativas que abordaram as diferentes formas de bullying – físico, verbal, psicológico e virtual – e incentivaram a reflexão sobre empatia, respeito às diferenças e convivência saudável. Por meio de dinâmicas, exemplos do cotidiano escolar e momentos de escuta ativa, Gabrielly e Laisa criaram um espaço de diálogo com os estudantes, fortalecendo a prevenção ao bullying e promovendo uma cultura de paz nas instituições.

Para Laisa Loureiro de Carvalho Oliveira, participar da ação foi uma experiência marcante: “Falar sobre bullying com crianças e adolescentes não é apenas um ato educativo; é um gesto de cuidado. A troca foi espontânea, rica, e a dinâmica da bexiga foi especialmente simbólica: a cada estouro, emoções ganhavam voz e espaço. A conversa se desenrolou como um verdadeiro diálogo, com participação ativa e momentos de silêncio que diziam muito”, destacou a estudante de Psicologia.
Ela também relatou a surpresa positiva ao conversar com os adolescentes do CEA, que demonstraram maturidade e sensibilidade diante do tema: “O nível de reflexão deles me surpreendeu. Trouxeram vivências próprias, questionamentos profundos e uma escuta atenta. Essas duas experiências me marcaram profundamente – não apenas como estudante de Psicologia que fala, mas como alguém que escuta. E sigo acreditando: quando a escuta é verdadeira, ela tem o poder de transformar”.

Gabrielly Herlane Pereira dos Santos também ressaltou o impacto da vivência: “Falar sobre o bullying e seus perigos nas escolas é algo muito importante de se fazer, principalmente nos dias de hoje, em que isso, infelizmente, está tão presente. Achei essa ação muito importante para a minha formação, porque foi a primeira vez que interagi com um grande grupo de crianças mais novas. Percebi como cada uma é diferente da outra e como temos que adequar nossa fala à idade delas para uma comunicação mais fácil”, relatou a universitária. Ela também evidenciou o que esse momento representou: “Foi uma experiência incrível, principalmente porque consegui ver diferentes pontos de vista sobre esse tema.”

Essa iniciativa reforça o compromisso da FAACZ com a formação cidadã de seus alunos e com a promoção de ações que impactam positivamente a comunidade. Ao levar conhecimento e empatia para dentro das escolas, Gabrielly e Laisa demonstram que a educação pode – e deve – ser uma ferramenta de transformação social. A ação também evidencia o papel social da FAACZ na promoção de práticas educativas transformadoras, valorizando o protagonismo estudantil e o compromisso com uma sociedade mais empática, consciente e justa.
Texto: Alessandro Bitti
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Data da publicação: 13/06/2025