Sessenta estudantes de Engenharia Mecânica da FAACZ participaram de um seminário organizado pelo prof. João Paulo Calixto, que ministra a disciplina Motores de Combustão Interna para os alunos do 9º período. Proporcionar aos alunos o estudo mais prático do conteúdo da disciplina e possibilitar o desenvolvimento da oratória foi o objetivo do evento, que teve exposição de trabalhos em banners.
Durante o seminário, realizado no auditório da instituição, na última quarta-feira (28/06), os acadêmicos do 9º período de Engenharia Mecânica explicaram para os alunos dos 5º e 7º períodos e do 1º Ciclo, Módulo I e II, do curso o trabalho realizado na disciplina de Motores de Combustão Interna.
O prof. Calixto falou sobre os benefícios que esse tipo de atividade proporciona aos acadêmicos. “É uma ótima oportunidade para que possam trocar ideias e desenvolver o conhecimento em um ambiente além da sala de aula. Muitas vezes, precisamos provocar os estudantes e apresentar alguns desafios para que a aula fique mais didática e dinâmica. Os alunos desenvolveram muito bem o trabalho e gostaram dessa nova experiência no processo de ensino-aprendizagem”.
Para Luciano Wotikoski do 9º período é necessário a busca por novos conhecimentos. “Na disciplina de Motores de Combustão Interna aprendemos como operam os motores, a diesel e a gasolina, além de formas para melhorar seu desempenho, seja na redução de poluentes ou consumo. Com esse trabalho, tivemos a oportunidade de expor esse conteúdo ao público presente e, principalmente, absorver novas informações. Nós, futuros engenheiros, precisamos sempre buscar novas formas de aprender e de agregar conhecimentos passados em sala de aula”.
Segundo Sander da Silva Zambon, também do 9º período, a atividade de Motores de Combustão Interna realizada pelos universitários agregou conhecimento nos diversos setores que compõem um veículo automotivo. “As apresentações foram objetivas e atendeu as dúvidas e questionamentos de todos. Esse tipo de trabalho é muito válido, pois aproxima e prepara o aluno para superar as barreiras de falar e se comportar em público, algo fundamental para qualquer profissional”, ressaltou o estudante de Engenharia Mecânica.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br