
Os alunos José Liberato Serra Campos e Rafael Verdam Farias, do 8º período do curso de Engenharia Mecânica das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), conquistaram o primeiro lugar no Desafio Suzano, uma das categorias do Desafio de Inovação 2025, promovido pelo Núcleo Incubador do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Aracruz.
A etapa final da competição ocorreu no dia 2 de outubro, no auditório do Bloco “F” do instituto, e reuniu as equipes finalistas, representantes das empresas parceiras – Contrex, Portocel e Suzano – e o público em geral. Os alunos da FAACZ foram acompanhados pela professora Lanna Clicia Carrijo, supervisora de Pesquisa e Extensão da instituição.

Intitulada “TagControl – Simplicidade e Eficiência de Controle”, a proposta vencedora foi desenvolvida pelos estudantes com o objetivo de oferecer uma solução tecnológica inovadora voltada à gestão de inspeções sensitivas em áreas de difícil acesso, à manutenção preventiva em ambientes industriais, à gestão de processos e à integração socioambiental. O projeto destacou-se pela criatividade, viabilidade e aplicabilidade no contexto real da Suzano, uma das maiores produtoras de celulose e papel do mundo.
Durante a final, cada equipe teve cinco minutos para apresentar seu pitch (ideia resumida) e mais cinco minutos para responder às perguntas da banca avaliadora, formada por representantes das empresas. Ao término das apresentações, foi anunciada a equipe vencedora e realizada a cerimônia de entrega das medalhas e prêmios. A dupla da FAACZ consagrou-se como vencedora do desafio proposto pela Suzano.

Para os estudantes, a vitória coroou uma jornada de dedicação e aprendizado. Segundo Rafael Verdam Farias, a experiência foi marcante: “Participar do Desafio de Inovação do Ifes foi uma experiência incrível para o nosso grupo. Tivemos a oportunidade de colocar em prática nossas ideias, trabalhar em equipe e aprender muito durante todo o processo. Estar entre os finalistas já foi uma grande conquista, e conquistar o primeiro lugar foi ainda mais gratificante, mostrando que dedicação e colaboração realmente fazem a diferença”.
Seu colega de equipe, José Liberato Serra Campos, ressaltou o impacto formativo do projeto: “Foi uma experiência transformadora e uma oportunidade única de crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Durante o processo, pude ampliar conhecimentos, superar desafios e perceber que nossa proposta tinha potencial real de impactar o funcionamento de uma grande empresa. Alcançar o 1º lugar foi a confirmação de que todo o empenho e dedicação valeram a pena. O verdadeiro valor esteve no processo: desenvolver hard skills e soft skills que ultrapassam os limites acadêmicos e se conectam diretamente com a prática e a realidade da Engenharia”.

Para a professora Lanna Clicia Carrijo, a conquista representa o resultado de um trabalho que une Ensino, Pesquisa e Extensão: “A vitória dos nossos alunos no Desafio de Inovação do Ifes é reflexo do compromisso da FAACZ com uma formação que integra teoria e prática, incentivando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências voltadas à inovação e à solução de problemas reais. Essa vitória reforça o papel da Pesquisa e da Extensão como pilares fundamentais para o aprendizado significativo e para a construção de profissionais criativos, críticos e preparados para os desafios do mercado”, afirmou a supervisora.
A diretora acadêmica da FAACZ, professora Adriana Recla Sarcinelli, celebrou o resultado como um marco para a instituição: “Esta conquista transcende uma simples medalha; é a prova do potencial que nossa instituição tem em formar profissionais inovadores e preparados para o mercado”, afirmou Recla. “Para nossos alunos, digo que a vitória de vocês no Desafio Suzano inspira toda uma comunidade acadêmica e evidencia que a FAACZ está no caminho certo, integrando com excelência o ensino com a prática e com a inovação que o mundo precisa”, ressaltou Adriana.

O Desafio de Inovação 2025 tem como objetivo conectar instituições de ensino, empresas e a sociedade na criação de soluções criativas e aplicáveis para desafios reais do setor produtivo. Participaram estudantes do Ifes, Senai, Ufes, FAACZ, Multivix e PUC Minas, em três categorias correspondentes às empresas parceiras.
Mais do que uma competição, o evento foi uma experiência formativa, estimulando a interdisciplinaridade e aproximando os participantes do ambiente empresarial. A edição deste ano reforçou o papel do ecossistema de inovação local, que integra escolas, universidades e empresas no fortalecimento do desenvolvimento regional.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 14/10/2025