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Alunos do curso de Direito da FAACZ revivem a história das Constituições Brasileiras em projeto interativo

Fotos: Divulgação.

Durante o mês de setembro de 2025, nas aulas da disciplina “Direito Constitucional I”, ministrada pela professora Brenda Valente, os alunos do 2º período do curso de Direito da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) participaram da atividade “Linha do Tempo das Constituições”, uma proposta que culminou com as comemorações do Dia da Constituição Federal de 1988, celebrado em 5 de outubro.

Com o objetivo de promover uma vivência prática e interativa, a iniciativa buscou aprofundar o conhecimento sobre a história da legislação brasileira. Por meio da atividade, os estudantes entraram em contato direto com as sete constituições que o Brasil já teve, compreendendo suas principais características e contextos históricos.

A proposta foi desenvolvida como encerramento do tópico “Histórico das Constituições Brasileiras”, cujo propósito era conhecer, compreender e classificar as diferentes constituições do país. Fugindo dos métodos tradicionais, a professora Brenda estruturou o trabalho em três etapas sequenciais: primeiro, a pesquisa bibliográfica sobre a constituição sorteada para cada grupo; em seguida, a elaboração de um cartaz ilustrativo em sala de aula; e, por fim, a apresentação dos resultados.

Na exposição, os cartazes foram dispostos nas paredes da sala, compondo uma linha do tempo cronológica. Cada grupo apresentou a constituição estudada utilizando apenas imagens que retratavam os marcos e contextos históricos de cada período, desde a Constituição de 1824 até a atual, promulgada em 1988. Não houve uso de textos nos cartazes, de modo que a comunicação visual foi o principal recurso para representar simbolicamente os momentos históricos de cada Constituição.

A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, é composta por 250 artigos e conta, atualmente, com 136 emendas constitucionais, representando um marco na consolidação da democracia e na ampliação dos direitos civis, sociais e políticos.

De acordo com a professora Brenda Valente, o resultado superou as expectativas. “O trabalho atendeu plenamente aos objetivos propostos. O aluno foi colocado em destaque no processo de ensino-aprendizagem”, avaliou a docente da FAACZ. Ela ressaltou ainda que a atividade permitiu desenvolver “habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como criatividade, raciocínio e trabalho em equipe”.

A aluna Bruna Barbosa Alvarenga, do 2º período de Direito, aprovou a iniciativa. “O trabalho proposto pela professora Brenda foi muito interessante. A turma foi organizada em sete grupos, cada um responsável por pesquisar e apresentar, por meio de cartazes ilustrativos, as principais características das Constituições Brasileiras de 1824 a 1988”, contou Bruna.

Para a discente, a metodologia foi fundamental para a assimilação do conteúdo. “Essa atividade possibilitou uma aprendizagem rápida e dinâmica, com a participação ativa de todos os alunos, seja na pesquisa, na apresentação ou na elaboração dos cartazes. Além de contribuir para o aprendizado coletivo, a experiência estimulou a cooperação, o desenvolvimento pessoal e o trabalho em equipe”, detalhou a universitária. Ela concluiu: “A professora Brenda conseguiu transmitir o conteúdo e fixar a matéria de forma clara e eficaz”.

Ao unir teoria e prática, a atividade na FAACZ celebrou a Constituição Federal de 1988 – marco democrático do país– por meio de uma experiência colaborativa. A proposta não apenas tornou o ensino do Direito mais envolvente, mas também preparou os futuros profissionais com conhecimento técnico e competências socioemocionais essenciais, valorizando o protagonismo estudantil.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 08/10/2025

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