Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Empreendedorismo e inovação marcam bate-papo com egresso da FAACZ e lançamento de desafios para estudantes

Empreendedorismo em foco: FAACZ recebe egresso e fundador da VIBES para bate-papo inspirador com estudantes. Fotos: Keren Hapuc.

“O que você faz quando tudo dá errado? Como empreender quando tudo diz ‘não’?” Com essas provocações, o administrador e ex-aluno da FAACZ, Luiz Fernando Gregório do Nascimento, abriu o bate-papo com os estudantes dos cursos de Administração (3º, 5º, 6º e 7º períodos), Ciências Contábeis (5º, 6º e 7º períodos) e Direito (3º período). O evento foi realizado no dia 11 de junho, no auditório da FAACZ. A conversa inspiradora teve como foco a superação, o empreendedorismo e o papel da educação formal na construção de trajetórias profissionais.

Fernando Gregório, CEO da VIBES, compartilha sua jornada de inovação e resiliência: “Empreender exige coragem e uma pitada de loucura!”.

Fernando Gregório é fundador e CEO da VIBES, startup de lazer e turismo que atua em 11 estados brasileiros e em 10 países. A empresa foi reconhecida como uma das Top 1000 Startups pelo Prêmio Sebrae Startups e se tornou o aplicativo oficial de turismo da cidade de São Paulo, um feito inédito no setor. A VIBES também integra o seleto grupo dos 5% de startups brasileiras com relações comerciais ativas com a Embratur. Além disso, Gregório é mentor de startups, comentarista de negócios na TV Vitória (Record TV) e apresenta o quadro “Comece com o que tem”, com dicas práticas sobre inovação e empreendedorismo.

Da FAACZ ao mundo: “Faculdade não é só conteúdo, é vivência”, diz Fernando Gregório, CEO da VIBES, que começou em um apartamento assistindo “Crepúsculo”.

Com uma trajetória marcada por resiliência e criatividade, Gregório compartilhou com os estudantes sua experiência como executivo em grandes projetos, com investimentos que somam mais de R$ 1,5 bilhão. “Empreender exige mais do que boas ideias: exige determinação, coragem e uma pitada de loucura”, afirmou. E alertou: “Se você acha que já sabe tudo, nem comece”.

Segundo ele, o início da VIBES aconteceu de maneira inusitada, em um apartamento em Vitória, enquanto assistia, pela décima vez, ao filme “Crepúsculo”. A inquietação diante da rotina deu origem à ideia de criar uma plataforma que ajudasse as pessoas a encontrarem experiências e eventos de lazer em suas cidades.

Empreender não é atalho para riqueza, mas uma jornada de resiliência. “Só quem vive o dia a dia sabe os desafios reais”, alerta Gregório aos futuros administradores.

Durante o encontro, Gregório também ressaltou o valor da vivência universitária, criticando o discurso de que a faculdade “não leva a lugar nenhum”. “Faculdade não é só conteúdo, é vivência. Aqui, a gente aprende a conviver, a errar, a se reinventar”, destacou o ex-aluno da FAACZ do curso de Administração.

Finalizando, o egresso do curso de Administração, Fernando Gregório, fez o seguinte alerta aos universitários presentes: “Empreender se tornou o grande sonho e a meta profissional de muitos jovens brasileiros. O problema é que, hoje, vendem o empreendedorismo como algo fácil, como se bastasse ter uma ideia hoje, colocá-la em prática amanhã e estar milionário no dia seguinte”.

O sucesso vem da persistência, não de fórmulas mágicas. Fernando desmistifica o empreendedorismo fácil: “É apostar sem garantias e aprender com cada queda”.

“Quando levamos essa vivência do mundo real para dentro da universidade, especialmente para os alunos de Administração, apresentamos o outro lado: empreender é uma jornada árdua. É enfrentar desafios diários, apostar em uma visão que, muitas vezes, só você enxerga e dedicar toda a sua energia sem garantias de sucesso. Essa vivência prepara os jovens para se tornarem administradores mais fortes e empreendedores bem-sucedidos”, destacou Fernando Gregório.

Adriana Recla, da FAACZ, é clara: “Empregabilidade vem com mentalidade empreendedora”. E o segredo? “5% inspiração, 95% transpiração!”.

A diretora acadêmica da FAACZ, professora Adriana Recla Sarcinelli, reforçou a importância de atitudes empreendedoras em todas as áreas do conhecimento. “Os currículos do Ensino Superior precisam inovar com foco na empregabilidade”, defendeu Recla. Ela reforçou que a atitude empreendedora deve estar presente em todas as áreas: “Tem que empreender, abrir o próprio escritório, ir atrás de clientes, aprender como atrair”. Adriana também deixou um conselho marcante: “Inspiração é 5%; os outros 95% são trabalho duro”.

Exemplo que motiva! Professor Robson Moro Aioffi destaque: “Gregório mostra que persistência constrói trajetórias brilhantes”. Orgulho da FAACZ!

O professor Robson Moro Aioffi, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ, destacou a emoção ao ver Gregório retornar à instituição como exemplo de sucesso, inspirando os atuais estudantes: “O exemplo de Gregório mostra como dedicação e persistência moldam o futuro profissional. O nosso sonho é a nossa vontade. É isso que esperamos de vocês”, declarou o docente.

A atividade também contou com a participação do professor João Alberto Fioresi Altoé, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Aracruz, que foi convidado pela professora Lanna Clícia Carrijo, supervisora de Pesquisa e Extensão da FAACZ, reforçando a integração entre academia e mercado. Ele apresentou dois importantes desafios de inovação voltados aos estudantes.

Integração academia-mercado em ação! Prof. João Alberto Fioresi Altoé (IFES) apresenta desafios de inovação para os estudantes FAACZ.

O primeiro é o Desafio de Inovação 2025, promovido pelo IFES – Campus Aracruz, por meio do Núcleo Incubador de Empreendimentos. A competição visa aproximar estudantes, professores e empreendedores de empresas como Suzano, Portocel e Contrex. Com foco em sustentabilidade, impacto social e viabilidade, o desafio contará com capacitações, mentorias e premiações. As inscrições encerraram em 22 de junho, com a apresentação final marcada para 2 de outubro.

Já o segundo, e principal destaque do encontro, é o Desafio Gênesis Rio Doce, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), em parceria com a Fundação Renova, o Governo do Estado e empresas como a IEBT Innovation. O Gênesis visa acelerar negócios de impacto na região da bacia do Rio Doce, incluindo municípios como Aracruz e Linhares. O foco está em startups e ideias voltadas à biodiversidade, sustentabilidade, economia criativa e soluções socioambientais. O programa oferece capacitação, mentorias e apoio técnico e financeiro. As inscrições devem ser feitas entre os dias 27 de julho e 1º de agosto.

IFES e FAACZ juntas: do Desafio de Inovação 2025 (sustentabilidade + negócios) ao Gênesis Rio Doce (impacto socioambiental), transformando ideias em soluções. 

Para os estudantes, a atividade foi uma oportunidade de aprendizado transformador. “Foi uma das melhores conversas que já participei na faculdade. Ver alguém que já esteve no nosso lugar contar, com tanta sinceridade, como superou os desafios ao empreender foi muito inspirador”, afirmou Anna Campagnaro Peruch Neta, aluna do 5º período de Administração. Já Jarlene Bertholini Batista, do 7º período, destacou o aprendizado e a motivação gerados pelo encontro: “Fernando nos ensinou a não desistir diante da dificuldade. Foi uma experiência e tanto”.

Evento reuniu estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Direito para discutir empreendedorismo, desafios profissionais e oportunidades no mercado.

Com falas inspiradoras, depoimentos sinceros e a apresentação de projetos inovadores, o evento reforçou o compromisso da FAACZ com uma formação acadêmica voltada para o protagonismo estudantil, a inovação e a transformação social. O evento mostrou que empreender vai além de ideias brilhantes – exige resiliência, preparação e trabalho duro. Como resumiu Fernando Gregório: “Empreendedorismo não é fácil. É uma jornada árdua, mas que vale a pena”.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 27/06/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS