
Estudantes do curso de Administração da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) realizaram, no dia 28 de maio, uma atividade prática da disciplina de “Marketing”, com o objetivo de analisar como a marca pode interferir na percepção e nas escolhas dos consumidores. A proposta consistiu na aplicação de um teste cego com três marcas de leite condensado – Moça, Piracanjuba e Italac –, no qual os participantes deveriam experimentar os produtos e tentar identificar a marca correta, sem qualquer informação visual ou de embalagem.

A atividade aconteceu no corredor que liga os blocos “A” e “B” da instituição e contou com ampla adesão da comunidade acadêmica da faculdade. Professores e estudantes de diversos cursos da FAACZ e do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram da experiência sensorial, supervisionada pelo professor Robson Moro Aioffi, responsável pela disciplina de “Marketing” e coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Entre os docentes presentes estavam a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, professora Adriana Recla Sarcinelli; o professor do curso de Engenharia Mecânica e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FAACZ, Harerton Dourado; a coordenadora do curso de Psicologia, professora Stéfani Martins; e a professora do curso de Direito, Brenda Valente.

Segundo o professor Robson Aioffi, o principal objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos de Administração uma experiência prática e reveladora sobre o comportamento do consumidor. “Eles puderam observar como fatores como marca, embalagem e preço influenciam as decisões de compra, mesmo quando a qualidade real do produto não difere significativamente. Além disso, a atividade estimula o pensamento crítico sobre estratégias de Marketing, posicionamento de produto e tomada de decisão baseada em dados. É uma forma dinâmica de conectar teoria e prática em sala de aula”, destacou o docente da FAACZ.

Os resultados obtidos surpreenderam: Apenas uma pequena parcela dos participantes conseguiu identificar corretamente as três marcas testadas. A estudante Yasmin Camargo Nunes, do 3º período de Administração, relatou que muitos participantes ficaram surpresos ao errar as marcas, o que os levou a refletir sobre como a fama e a propaganda influenciam nossas decisões. “Normalmente, optamos pela marca mais conhecida e da qual falam bem”, disse a universitária.

Já a aluna Márcia Renata Silva Vicente, também do 3º período, avaliou a experiência como um exercício fascinante sobre percepção e preconceito do consumidor. “Notamos uma dificuldade por parte dos participantes em associar corretamente o sabor à marca. A crença de que a cor mais clara representa maior qualidade ou preço caiu por terra. Cerca de 95% erraram todas as marcas, 4% acertaram duas e apenas 1% teve sucesso total. Isso evidencia o quanto os testes cegos são ferramentas valiosas para desvendar preferências reais, livres de vieses”, analisou a estudante do curso de Administração.

A atividade também foi elogiada por participantes de outros cursos. Eloeny Siqueira, aluna do 6º período de Direito da FAACZ, afirmou ter gostado da proposta sensorial divertida: “Consegui identificar corretamente as marcas, mas percebi que nem sempre reconhecemos o que consumimos rotineiramente”. Já Victória Gomes Monteiro, do 9º período de Direito da FAACZ, considerou a ação criativa e estimulante: “Foi uma experiência diferente, que despertou a curiosidade e o paladar, além de trazer uma proposta divertida e original de análise de marcas”.

O experimento reforçou a importância dos testes cegos para entender as preferências reais dos consumidores, livres de vieses de marca. Além disso, evidenciou como estratégias de Marketing podem influenciar percepções, mesmo quando o produto em si não apresenta diferenças significativas.

A atividade não apenas enriqueceu o aprendizado dos estudantes de Administração da FAACZ, como também gerou insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, mostrando que, muitas vezes, o que está na embalagem pesa mais do que o conteúdo. A prática demonstrou ainda, na vivência dos alunos do curso de Administração, que o Marketing vai além da teoria e que decisões estratégicas podem – e devem – ser baseadas em dados reais e experimentação.

Texto: Alessandro Bitti
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Data da publicação: 03/06/2025