
A prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, juntamente com os professores Dr. Harerton Dourado e Dr. Marcos Halasz, todos da FAACZ, escreveu o capítulo “Educação e Tecnologia: A Jornada da FAACZ com a Inteligência Artificial”. O texto integra a obra “Tecnologias Digitais na Educação: Dos Limites às Possibilidades – Vol. 8”, recentemente lançada pela editora Bagai.
Logo na introdução do capítulo, os autores destacam como a Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado a educação, evoluindo de simples sistemas de tutoria para plataformas avançadas de aprendizado de máquina. “A IA tem sido objeto de estudos acadêmicos, e sua integração ao Ensino Superior tem ampliado a personalização do aprendizado, permitindo que os alunos interajam com os conteúdos de maneira mais adaptativa e envolvente”, afirmam os professores.

Tendo a FAACZ como exemplo prático, o capítulo apresenta a trajetória da instituição na adoção de tecnologias educacionais. A FAACZ, mantida pela Fundação São João Batista (FSJB), é reconhecida por sua atuação na formação de profissionais éticos e competentes. Com esse compromisso, em 2024, a instituição promoveu diversas ações voltadas para docentes e discentes, incluindo workshops, a atualização do Manual de Design Instrucional e o planejamento de uma disciplina optativa sobre IA.
A prof.ª Adriana enfatiza que a inserção da IA no contexto da FAACZ é uma extensão natural do compromisso da instituição com a inovação tecnológica. “Desde 2018, utilizamos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), tanto para disciplinas presenciais quanto a distância. Além disso, investimos na capacitação docente e no nivelamento tecnológico dos alunos ingressantes. Isso, aliado à oferta da disciplina optativa sobre ‘Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação’, demonstra a intenção da FAACZ de integrar as últimas tendências tecnológicas ao seu currículo”, explica Recla.
O prof. Harerton complementa que, diante da popularização das ferramentas de IA, a FAACZ incorporou o tema às discussões acadêmicas. Como parte dessa iniciativa, realizou-se o workshop “Inovação Inteligente: Potencializando a Sala de Aula com o ChatGPT”, em fevereiro de 2024. “Durante o evento, os docentes foram apresentados às possibilidades de integração da IA na sala de aula, explorando ferramentas como ChatGPT e Microsoft Copilot”, destaca Dourado. A recepção foi positiva, especialmente entre os professores que ainda não haviam utilizado tais tecnologias.

A partir do sucesso do workshop, a FAACZ decidiu atualizar seu Manual de Design Instrucional. Segundo o prof. Marcos, o documento, lançado em 2020 e revisado periodicamente, passou a incluir diretrizes sobre o uso da IA nas etapas de análise e planejamento curricular. “Foram adicionadas instruções detalhadas sobre como a IA pode auxiliar na identificação do público-alvo e na estruturação de componentes curriculares”, explica Halasz.
Os autores concluem que a integração da IA ao ensino pela FAACZ reflete um compromisso constante com a inovação e a excelência acadêmica: “As ações desenvolvidas, desde a capacitação docente até a atualização de materiais instrucionais, consolidam a instituição como referência na educação superior, formando profissionais competentes e flexíveis, preparados para atender às exigências de um mercado de trabalho em constante transformação”, finalizam.
Com essa postura proativa, a FAACZ prepara seus alunos e professores para os desafios do mundo digital, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Aracruz e região. Essa visão estratégica voltada para o futuro fortalece a posição da FAACZ como líder educacional em sua área de atuação. A obra “Tecnologias Digitais na Educação: Dos Limites às Possibilidades – Vol. 8” está disponível no link: https://is.gd/kKRVF7.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 24/03/2025