Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Professores da FAACZ assinam capítulo em obra sobre Inteligência Artificial na Educação

Prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli (centro), Dr. Marcos Halasz (esquerda) e Dr. Harerton Dourado (direita), da FAACZ, assinam capítulo do livro “Tecnologias Digitais na Educação: Dos Limites às Possibilidades – Vol. 8”. Foto: Keren Hapuc

A prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli, juntamente com os professores Dr. Harerton Dourado e Dr. Marcos Halasz, todos da FAACZ, escreveu o capítulo “Educação e Tecnologia: A Jornada da FAACZ com a Inteligência Artificial”. O texto integra a obra “Tecnologias Digitais na Educação: Dos Limites às Possibilidades – Vol. 8”, recentemente lançada pela editora Bagai.

Logo na introdução do capítulo, os autores destacam como a Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado a educação, evoluindo de simples sistemas de tutoria para plataformas avançadas de aprendizado de máquina. “A IA tem sido objeto de estudos acadêmicos, e sua integração ao Ensino Superior tem ampliado a personalização do aprendizado, permitindo que os alunos interajam com os conteúdos de maneira mais adaptativa e envolvente”, afirmam os professores.

Tendo a FAACZ como exemplo prático, o capítulo apresenta a trajetória da instituição na adoção de tecnologias educacionais. A FAACZ, mantida pela Fundação São João Batista (FSJB), é reconhecida por sua atuação na formação de profissionais éticos e competentes. Com esse compromisso, em 2024, a instituição promoveu diversas ações voltadas para docentes e discentes, incluindo workshops, a atualização do Manual de Design Instrucional e o planejamento de uma disciplina optativa sobre IA.

A prof.ª Adriana enfatiza que a inserção da IA no contexto da FAACZ é uma extensão natural do compromisso da instituição com a inovação tecnológica. “Desde 2018, utilizamos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), tanto para disciplinas presenciais quanto a distância. Além disso, investimos na capacitação docente e no nivelamento tecnológico dos alunos ingressantes. Isso, aliado à oferta da disciplina optativa sobre ‘Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação’, demonstra a intenção da FAACZ de integrar as últimas tendências tecnológicas ao seu currículo”, explica Recla.

O prof. Harerton complementa que, diante da popularização das ferramentas de IA, a FAACZ incorporou o tema às discussões acadêmicas. Como parte dessa iniciativa, realizou-se o workshop “Inovação Inteligente: Potencializando a Sala de Aula com o ChatGPT”, em fevereiro de 2024. “Durante o evento, os docentes foram apresentados às possibilidades de integração da IA na sala de aula, explorando ferramentas como ChatGPT e Microsoft Copilot”, destaca Dourado. A recepção foi positiva, especialmente entre os professores que ainda não haviam utilizado tais tecnologias.

A partir do sucesso do workshop, a FAACZ decidiu atualizar seu Manual de Design Instrucional. Segundo o prof. Marcos, o documento, lançado em 2020 e revisado periodicamente, passou a incluir diretrizes sobre o uso da IA nas etapas de análise e planejamento curricular. “Foram adicionadas instruções detalhadas sobre como a IA pode auxiliar na identificação do público-alvo e na estruturação de componentes curriculares”, explica Halasz.

Os autores concluem que a integração da IA ao ensino pela FAACZ reflete um compromisso constante com a inovação e a excelência acadêmica: “As ações desenvolvidas, desde a capacitação docente até a atualização de materiais instrucionais, consolidam a instituição como referência na educação superior, formando profissionais competentes e flexíveis, preparados para atender às exigências de um mercado de trabalho em constante transformação”, finalizam.

Com essa postura proativa, a FAACZ prepara seus alunos e professores para os desafios do mundo digital, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Aracruz e região. Essa visão estratégica voltada para o futuro fortalece a posição da FAACZ como líder educacional em sua área de atuação. A obra “Tecnologias Digitais na Educação: Dos Limites às Possibilidades – Vol. 8” está disponível no link: https://is.gd/kKRVF7.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 24/03/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS