Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Inovação no ensino: Capacitação Docente marca início do ano letivo de 2025 na FAACZ

Recepção calorosa! A prof.ª Adriana Recla Sarcinelli dá as boas-vindas aos docentes na capacitação de 2025. Fotos: Keren Hapuc e Alessandro Bitti

O ano letivo de 2025 nas Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) teve um início dinâmico e inspirador com a realização da Capacitação Docente, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Professores e coordenadores dos cursos de graduação, juntamente com a preceptora do curso de Enfermagem, participaram ativamente do treinamento realizado no auditório da instituição, que teve como objetivo promover reflexões e atualizações sobre as práticas pedagógicas e desafios da educação superior.

Novos talentos na FAACZ! A equipe de docentes recebe reforços para o novo ano letivo.

A abertura oficial da capacitação ocorreu no dia 3 de fevereiro e foi conduzida pela diretora acadêmica da FAACZ, professora Adriana Recla Sarcinelli. O evento também contou com a presença do diretor executivo da Fundação São João Batista (FSJB), professor Mériton Soares da Silva; da diretora administrativa da FSJB, professora Marisa Lopes; e do diretor comercial da FSJB, professor Wellington Lozer Giacomin.

Educação em transformação! A prof.ª Marisa Lopes discute as mudanças e exigências da educação superior na atualidade.

Na ocasião, a professora Marisa Lopes ministrou uma palestra sobre “A Nova Fronteira da Educação: Desafios Globais e a Transformação das IES”, trazendo reflexões sobre as mudanças e exigências da educação superior na atualidade. Segundo ela, o perfil dos alunos mudou, exigindo novas abordagens pedagógicas para engajá-los e prepará-los para um mundo em constante transformação.

Trabalho coletivo e inovação pedagógica

Atenção total! Docentes da FAACZ acompanham as orientações da diretora acadêmica durante a capacitação.

Durante o evento, a prof.ª Adriana deu as boas-vindas aos docentes e ressaltou a importância do trabalho coletivo na formação acadêmica e humana dos alunos. “Quando trabalhamos coletivamente em prol de um objetivo, conquistamos o impossível”, destacou Recla. Ela também reforçou a necessidade de tornar as aulas mais atrativas e alinhadas às novas demandas do ensino e apresentou os novos docentes, além da nova coordenadora do curso de Enfermagem.

Palestrante da noite! A prof.ª Marisa Lopes compartilha insights sobre metodologias ativas e gestão de pessoas no ensino.

A professora Marisa Lopes, por sua vez, compartilhou sua trajetória profissional e refletiu sobre os desafios da educação superior. Graduada em Administração, com especialização em Recursos Humanos, mestrado e doutorado, ela ressaltou a importância das metodologias ativas e da gestão de pessoas no ensino. “O aluno atual é conectado, imediatista e busca respostas rápidas, o que exige novas abordagens pedagógicas”, afirmou Lopes.

Documentos norteadores e gestão acadêmica

Documentos essenciais! A diretora Adriana Recla reforça a importância do PDI e do PPC para o trabalho docente.

No segundo dia da capacitação, a professora Adriana Recla Sarcinelli abordou a relevância dos documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). “O PDI é a pedra fundamental da nossa instituição”, afirmou Recla, explicando que o documento está em revisão para adequação às novas legislações e necessidades acadêmicas. Ela ressaltou que compreender esses conceitos é essencial para a atuação dos docentes.

Orientação pedagógica! Durante a capacitação, a prof.ª Mercedes destaca o PDI como um documento vivo que guia práticas educacionais.

A coordenadora do corpo docente e discente da FAACZ, prof.ª Mercedes Silvério Gómez, enfatizou que o PDI deve ser visto como um documento vivo, que orienta metodologias e estratégias dos cursos. “Se não nos vemos no PDI, algo fundamental estará faltando para a compreensão total de sua importância”, alertou Mercedes. Ela reforçou que o PDI não deve ser encarado apenas como um conjunto de tarefas, mas sim como um documento orientador das práticas pedagógicas.

Credenciamento e qualidade! O prof. Marcos Halasz, coordenador de ensino e pós-graduação, ressalta o papel do PDI no reconhecimento institucional.

Já o professor Marcos Halasz, coordenador de ensino e pós-graduação da FAACZ, destacou que o PDI é essencial para o planejamento acadêmico, servindo de base para credenciamento e recredenciamento da instituição. Ele também reforçou o compromisso da FAACZ com a educação inclusiva, ressaltando que 80% dos alunos são oriundos de escolas públicas. Ele ressaltou que o PDI tem impacto na estrutura acadêmica e na credibilidade da FAACZ, que já formou mais de 5.700 alunos ao longo de três décadas.

Planejamento pedagógico e Inteligência Artificial

IA na educação! O prof. Harerton Dourado aborda o impacto da Inteligência Artificial na docência e nos processos de ensino.

No dia 5 de fevereiro, o professor do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, Harerton Dourado, abordou o tema “Planejamento de Disciplinas com IA”, destacando as inovações tecnológicas e seu impacto no ensino. Ele mostrou como a Inteligência Artificial (IA) pode ser usada junto com conceitos como Design Instrucional (DI) e o modelo ADDIE para a elaboração do Plano de Ensino de uma disciplina. “A IA deve ser vista como uma aliada na criação de soluções inovadoras para os desafios pedagógicos”, afirmou Harerton.

Encerramento e preparação para 2025

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, ocorreram reuniões remotas entre professores, coordenadores e a preceptora do curso de Enfermagem para alinhar as diretrizes do primeiro semestre letivo de 2025. Ao final de cada dia, os coordenadores de curso se reuniram com os docentes para discutir desafios, estratégias e aprimoramentos no ensino-aprendizagem.

Capacitação estratégica! Docentes da FAACZ participam de uma formação alinhada às tendências e inovações educacionais.

Com uma capacitação abrangente e alinhada às tendências educacionais, os professores da FAACZ iniciam o ano letivo preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que 2025 reserva, fortalecendo o compromisso com a inovação, a excelência acadêmica e a educação de qualidade alinhada às novas demandas do mercado.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 10/02/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS