
O auditório do prédio Conselheiro “Primo Bitti”, bloco “B”, da FAACZ, foi palco, no dia 4 de dezembro de 2024, da apresentação de encerramento do intercambista panamenho Isaias Elí Guerra, integrante do Programa de Estágio Internacional. Na ocasião, Isaias apresentou sua pesquisa intitulada “Parâmetros de Consumíveis e Espessuras de Chapa na Área de Soldagem com o Uso de Eletrodo Revestido”, desenvolvida sob orientação do professor Cristiano Pessotti Del Carro, do curso de Engenharia Mecânica.

Natural do Panamá e estudante de Engenharia Mecânica, Isaias chegou ao Brasil em 22 de setembro de 2024 para vivenciar uma experiência acadêmica e prática na FAACZ. A apresentação contou com a presença da diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli; dos coordenadores dos cursos de Engenharia Mecânica, professor Harerton Dourado, e Direito, professor Horácio Ferreira; além de outros docentes, estudantes da FAACZ e do coordenador do Programa de Estágio Internacional, professor Jussélio Rodrigues Ribeiro.

Em sua fala, o intercambista fez questão de agradecer aos envolvidos. “Sou grato ao professor Cristiano por sua orientação inestimável, ao IAESTE Brasil pelo suporte durante o processo e ao professor Jussélio pelo incentivo e apoio logístico. Também quero agradecer a todos os funcionários da faculdade e ao meu anfitrião brasileiro, William Matos da Silva, egresso da FAACZ, que tornou essa experiência ainda mais especial”, destacou Isaias.
Desafios e conquistas do programa de intercâmbio
O professor Jussélio Rodrigues Ribeiro reforçou o pioneirismo e a complexidade logística do programa, que inclui a seleção de estudantes hospedeiros, trâmites legais e integração cultural e acadêmica. “É um desafio e uma oportunidade única para todos os envolvidos. Além disso, o programa valoriza a diversidade cultural e profissional, beneficiando tanto o intercambista quanto nossa comunidade acadêmica”, afirmou o coordenador do Programa de Estágio Internacional.

Jussélio enfatizou os benefícios da diversidade cultural proporcionada pelo programa. “É importante termos essa experiência internacional, pois ela é muito valorizada tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional”, destacou o docente. Além disso, ele mencionou que a FAACZ, por meio de sua mantenedora, a Fundação São João Batista (FSJB), oferece uma bolsa-auxílio para cobrir gastos pessoais do intercambista, reforçando o apoio ao aluno durante a estadia.
O coordenador do Programa de Estágio Internacional demonstrou entusiasmo em relação ao futuro do programa: “As perspectivas para 2025 são muito boas. Já temos quatro estudantes selecionados e estamos em tratativas com a ABIPE para receber esses intercambistas”, concluiu o docente da FAACZ.
Segundo o professor Cristiano Pessotti, durante todo o processo de estudo, o aluno intercambista demonstrou dedicação e esforço: “Nos primeiros dias, Isaias teve contato direto com a solda por eletrodo revestido, o que despertou seu interesse em aprofundar os estudos. Trabalhamos juntos para investigar parâmetros operacionais e dimensionais dessa técnica”, explicou o docente destacando o impacto da experiência prática no desenvolvimento da pesquisa.

Cristiano também ressaltou a importância da vivência experimental fornecida pelo programa: “Além da pesquisa, Isaias conheceu uma das maiores empresas da região, a Imetame, onde pôde aplicar na prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula”, disse. Ele reforçou ainda o valor do Programa de Intercâmbio da FAACZ: “Sempre incentivo meus alunos a participarem das iniciativas ofertadas pela instituição, como essa. É uma oportunidade de estudar fora, aprender uma nova língua e, quem sabe, construir carreira no exterior, como muitos ex-alunos já fizeram”.
Enriquecimento cultural e aprendizado mútuo
Isaias afirmou que a experiência no Brasil transformou seus planos profissionais: “Estagiar em um país tão rico em cultura como o Brasil foi incrível e mudou meus planos”. Durante a estadia em Aracruz, Isaias conheceu a Imetame, empresa de destaque na área de Engenharia Mecânica, e viu novas possibilidades para seu futuro: “Com a futura abertura de um porto próximo à cidade, muitas portas se abrirão. Gostaria, após a graduação, de fazer parte dessa equipe”, revelou. Para ele, o período na FAACZ foi especial: “Foi um prazer e uma honra ser estudante de intercâmbio, e penso em voltar”, concluiu.

Rafaela Nascimento Caliman, aluna do 5º período do curso de Administração, elogiou a troca cultural promovida pela presença de Isaias na FAACZ. “Ele compartilhou aspectos de sua cultura, como a culinária panamenha, e se envolveu ativamente com a nossa. Foi um aprendizado mútuo que enriqueceu todos nós”, disse a universitária.
Ela também mencionou os aprendizados técnicos do intercambista: “Ele destacou a prática de soldagem e as visitas a grandes empresas, que ampliaram sua visão profissional. Foi uma jornada de crescimento pessoal e de contribuição recíproca entre ele e a FAACZ, reforçando o valor dos programas de intercâmbio”, afirmou Caliman.

Já Camila Queiroz Fantin, estudante do 6º período de Administração, destacou o impacto coletivo da experiência: “A estadia do Isaias foi muito rica e produtiva para todos. O Programa de Estágio Internacional é uma iniciativa muito interessante que proporciona experiências únicas”, afirmou a acadêmica da FAACZ.
A experiência de Isaias Elí Guerra reafirma o compromisso da FAACZ com a formação global e a integração cultural, consolidando a instituição como referência em programas de intercâmbio e internacionalização. Com encerramento do estágio, o Programa de Intercâmbio Internacional da FAACZ reafirma seu papel na promoção de experiências globais, fortalecendo a formação de seus alunos e a integração cultural entre países.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 19/12/2024