Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Universitários da FAACZ participam de aula especial com Inteligência Artificial no Laboratório Maker

Fotos: Alessandro Bitti

Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Mecânica da FAACZ tiveram uma experiência única no Laboratório Maker da instituição, no último dia 2 de setembro. Supervisionada pelo professor Harerton Dourado, a atividade fez parte da disciplina optativa “Tecnologias de Informação e Comunicação”, ministrada pelo docente, que também coordena os cursos de Engenharia.

 

A aula teve como foco a criação de apresentações de slides com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como os modelos de IA LLM (ChatGPT, Copilot, Gemini, Claude) e o site gamma.app. Os estudantes receberam do prof. Harerton um documento com procedimentos detalhados para guiá-los durante a atividade.

 

Criação de apresentações com Inteligência Artificial

 

O professor Harerton iniciou a aula destacando as vantagens que a IA pode oferecer no processo de criação de slides, como agilidade e eficiência. “Criar apresentações de slides pode ser uma tarefa demorada, especialmente quando os tópicos não estão claros. No entanto, com o auxílio da Inteligência Artificial, é possível estruturar uma apresentação completa em menos de cinco minutos e criar slides com apenas poucos cliques”, explicou o docente.

Embora existam ferramentas que geram apresentações completas com base em poucas instruções, o prof. Harerton enfatizou a importância de ajustes manuais para aprimorar a qualidade do material. O método ensinado permitiu aos estudantes de diferentes cursos superiores manter o controle sobre o conteúdo gerado, beneficiando-se dos processos automatizados.

 

Procedimento de trabalho

 

Os alunos foram instruídos a escolher temas relevantes para suas áreas de graduação e, em seguida, utilizar prompts específicos para criar a estrutura da apresentação. A proposta do prof. Harerton incluía o auxílio do site gamma.app, para transformar essa estrutura em slides, permitindo ajustes e a opção de apresentar o trabalho diretamente pela plataforma.

Além disso, o processo envolveu a criação de uma estrutura de tópicos, que foi posteriormente inserida no site gamma.app. Na sequência, os universitários puderam então ajustar o conteúdo e, se desejassem, apresentar diretamente pelo site, sem a necessidade de baixar o arquivo.

 

Feedback positivo dos estudantes

 

Após a conclusão da atividade, os grupos apresentaram seus trabalhos para a turma, recebendo avaliações baseadas na qualidade do material gerado e na apresentação oral. A tarefa, que valia 10 pontos, foi bem recebida pelos universitários, que destacaram a importância do aprendizado. Muitos expressaram surpresa por não terem tido acesso a esse tipo de tecnologia antes.

Em resposta, o professor Harerton explicou que, no início da graduação deles, enquanto alunos da FAACZ, tais ferramentas ainda não estavam disponíveis, mas que eles ainda têm a oportunidade de utilizá-las em seus estudos futuros.

 

Interdisciplinaridade e inovação

 

A disciplina optativa “Tecnologias de Informação e Comunicação” tem atraído estudantes de diversos cursos da FAACZ, promovendo uma rica troca de experiências e ampliando o conhecimento sobre as possibilidades da Inteligência Artificial no ambiente acadêmico e profissional. A atividade realizada no Laboratório Maker é um exemplo do compromisso da instituição com a inovação e a preparação dos alunos para os desafios do futuro.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 04/09/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS