Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

FAACZ e OAB Aracruz promovem encontro histórico de pré-candidatos ao Quinto Constitucional do TJES

Fotos: Divulgação

A FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), por meio de seu curso de Direito, foi uma das apoiadoras e patrocinadoras do “Encontro de Pré-Candidatos à Vaga do 5º Constitucional do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES)”, realizado no município de Aracruz, através da organização da advogada Aline Gratz. O evento, que também contou com o apoio e patrocínio da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aconteceu no dia 14 de agosto no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz reunindo advogados, estudantes, professores e membros da comunidade jurídica do município e região.

O encontro, que teve como objetivo principal apresentar os pré-candidatos à vaga de desembargador do TJES, contou com a presença dos advogados Adriano Coutinho, Adriano Pedra, Alexandre Puppim, Américo Mignone, Cristiano Modesto, Fabiano Cabral, Jasson Hibner, João Dallapiccula, Marlilson Carvalho, Patrícia Roman, Rodrigo Júdice e Rose de Paula. Esses profissionais, vindos de Vitória, tiveram a oportunidade de expor suas trajetórias e visões para a advocacia capixaba, apresentando-se aos advogados locais, convidados e demais interessados.

A abertura do evento ficou por conta do professor Alexsandro Rúdio Broetto, docente do curso de Direito da FAACZ, que proferiu uma palestra sobre a importância do 5º Constitucional para a sociedade e a OAB. Em sua fala, Broetto destacou o papel crucial do Quinto Constitucional na democratização do Judiciário, assegurando a representação da advocacia nas decisões judiciais e fortalecendo a democracia no país. Segundo ele, o Quinto Constitucional é uma previsão na Constituição Federal que estabelece que 20% das vagas em alguns tribunais sejam preenchidas por advogados e membros do Ministério Público.

“Essa medida garante que a perspectiva da advocacia seja considerada nas decisões judiciais, promovendo um Judiciário mais plural e democrático. Além de valorizar a advocacia, o Quinto Constitucional possibilita que advogados com notável saber jurídico e reputação ilibada possam ascender a posições de destaque no Judiciário. Isso eleva o prestígio da profissão e serve de incentivo para que advogados busquem excelência em sua prática profissional”, afirmou o professor Alexsandro, ressaltando a valorização da advocacia e a proteção dos direitos fundamentais proporcionadas por essa representação no Judiciário.

Além da participação ativa dos pré-candidatos e do público presente, o evento contou com a presença de autoridades locais e acadêmicas. A presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral, que também esteve presente, destacou a relevância histórica do encontro para a comunidade jurídica de Aracruz e região, especialmente pela participação expressiva dos pré-candidatos à vaga de desembargador.

“Esse encontro, organizado pela 13ª Subseção da OAB/ES, marca a história da entidade que representa os advogados brasileiros e enaltece a Comarca de Aracruz. Com o apoio e patrocínio da FAACZ e a presença massiva de alunos e professores do curso de Direito, o evento se torna um marco temporal da democratização da OAB/ES e do acesso à justiça”, ressaltou Celi Cabral.

Também marcaram presença o coordenador do curso de Direito da FAACZ, professor Horácio Ferreira, e estudantes do curso de Direito da instituição, acompanhados por professores da faculdade. A participação ativa da comunidade acadêmica da FAACZ reforçou o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados e engajados nas questões jurídicas do Estado, bem como do município de Aracruz e região circunvizinha.

Sobre o 5º Constitucional

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) abriu inscrições de 15 de julho a 13 de agosto de 2024 para o certame que visa a escolha e preenchimento de vaga do 5º Constitucional para o cargo de Desembargador(a) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A vaga foi aberta em razão da aposentadoria do desembargador Anníbal de Rezende Lima, e cabe à OAB-ES a formação da lista sêxtupla para a ocupação do cargo, conforme estabelecido pelo artigo 94 da Constituição Federal.

O processo de seleção, coordenado pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, é conduzido por uma Comissão Eleitoral presidida pelo Conselheiro Federal Alessandro Rostagno, com a participação dos advogados Rodrigo Sanz Martins e Ana Paula Ferreira Peixoto como membros vogais. O encontro realizado em Aracruz reforça o compromisso da FAACZ e da OAB/ES com a formação de um Judiciário mais representativo e com a promoção de eventos que enriqueçam o debate jurídico no Espírito Santo.

A iniciativa que contou com a participação de todos os pré-candidatos, reforça o compromisso da OAB e da FAACZ com a transparência e a democratização do processo de escolha dos representantes da advocacia no Judiciário. O encontro em Aracruz foi uma oportunidade única para a comunidade jurídica local conhecer de perto os pré-candidatos e participar ativamente desse processo democrático de escolha, que reforça a importância da diversidade de visões dentro do Sistema Judiciário.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/08/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS