Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Bem-estar emocional durante a gravidez é tema de intervenção no CRAS do Morobá

Estudantes do curso de Psicologia da FAACZ com os kits natalidade.

Graziele Pasolini, Lesly Malovini Bozi, Maycon de Oliveira Matos e Xayane Gabriélli Broetto, estudantes do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, realizaram uma importante intervenção no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Morobá, em Aracruz, com o tema “Bem-estar emocional durante a gravidez: Cuidando de si mesma para cuidar do seu bebê”. A atividade foi orientada pela professora Marta Rossoni, que além de lecionar no curso de Psicologia, é membro do Comitê de Extensão da faculdade.

 

O trabalho integra a temática “Diversidade”, abordada pelo Comitê de Extensão, e visou refletir sobre as práticas e a acessibilidade da Psicologia em diferentes espaços. O projeto, intitulado “Psicologia Itinerante: Diversidade em Diversos Segmentos”, teve como objetivo orientar as mães gestantes, oferecer informações relevantes sobre o período da gestação e proporcionar uma escuta atenciosa às futuras mães.

 

Durante a intervenção, foram realizadas diversas atividades, incluindo uma palestra informativa, uma dinâmica de escuta das gestantes e a entrega de kits natalidade. A metodologia adotada pelos estudantes incluiu uma pesquisa abrangendo temas como “Autoconhecimento e Aceitação”, “Comunicação Eficaz”, “Construção de uma Rede de Apoio”, “Gerenciamento do Estresse”, “Preparação para a Maternidade e Autocuidado”. Um dos pontos altos da atividade foi a dinâmica “Círculo de Compartilhamento de Emoções”, que proporcionou um espaço seguro para as gestantes compartilharem suas experiências e sentimentos.

 

O estudante Maycon de Oliveira Matos destacou a importância da experiência: “Estou muito feliz por ter participado desse momento. Fomos muito bem recebidos pelos agentes do CRAS. Durante a palestra, uma das mães compartilhou como estava sendo o processo da gravidez e foi muito importante ela ter trazido como lidava com o estresse gerado por isso. Como futuros profissionais, essa experiência de escuta foi bastante relevante para nossa formação”.

 

A aluna Xayane Gabriélli Broetto também ressaltou o valor da atividade para sua formação universitária: “Esse momento foi edificador em nossa formação acadêmica, pois conseguimos compartilhar com as mães sobre o cuidado durante o período da gravidez e conseguimos escutar o depoimento de uma mãe que compartilhou sobre os seus sentimentos durante sua segunda gestação”.

 

Para Graziele Pasolini, a intervenção foi uma oportunidade enriquecedora: “Esse momento vivenciado, por nós, foi muito rico para a nossa trajetória acadêmica. Fomos recebidos e muito bem acolhidos por toda equipe do CRAS. Conseguimos passar informações importantes sobre o cuidado durante a gestação, e realizar uma escuta das mães ali presentes. Também tivemos um momento de relatos das mães, onde a mãe Vanessa compartilhou os sentimentos durante a gravidez do seu segundo filho. Essa experiência foi bastante relevante para a nossa formação”.

 

Lesly Malovini Bozi expressou sua gratidão pela oportunidade de impactar positivamente a vida das gestantes: “Palestrar no CRAS para mulheres gestantes sobre saúde mental foi uma experiência incrível e gratificante. Poder compartilhar conhecimentos sobre cuidados pré-natais, saúde do bebê e preparação para a maternidade é uma oportunidade única de impactar positivamente a vida delas e de seus futuros filhos. É emocionante ver o interesse e a dedicação dessas mulheres em aprender e se preparar para essa fase tão importante de suas vidas. Estou honrada por poder contribuir para o bem-estar delas e para uma gestação mais saudável e feliz”.

 

A intervenção dos estudantes da FAACZ no CRAS do Morobá demonstra a relevância e a eficácia das atividades extensionistas na promoção da saúde mental e do bem-estar das gestantes, reafirmando o compromisso da instituição com a formação acadêmica integral e a responsabilidade social. Essa atividade realizada pelos universitários de Psicologia é um exemplo de como a faculdade pode se integrar à comunidade, além de contribuir para uma maternidade mais saudável e consciente.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                                   
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 18/06/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS