Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

FAACZ inicia celebrações pelo Dia Internacional da Mulher com simpósio sobre atendimento qualificado e atividades culturais

Fotos: Keren Hapuc

Na última quarta-feira, 06 de março, a FAACZ deu início às celebrações em alusão ao Dia Internacional da Mulher com um simpósio realizado no auditório da instituição. O evento de abertura teve como tema central o “Atendimento qualificado às mulheres por profissionais de Saúde e Direito” e contou com a participação da diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli.

 

A iniciativa reuniu professores e universitários, calouros e veteranos dos cursos de Psicologia, Direito e Enfermagem da instituição, além de profissionais de Aracruz e região. Os coordenadores dos cursos de Direito, professor Horácio Ferreira, e de Psicologia, professora Stéfani Martins, também marcaram presença.

 

Para debater a temática proposta, foram convidadas especiais: a delegada de polícia do Espírito Santo, Dr.ª Amanda da Silva Barbosa, que atua na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI) de Aracruz (ES) e a psicóloga e professora Flávia Moreira Marchiori, que possui experiência na área de Educação, Psicologia Clínica e do Trabalho, Saúde Pública e do Trabalhador. A mediação ficou a cargo da professora Stéfani Martins.

Antes das discussões no auditório, um momento cultural foi promovido por professores e estudantes do curso de Psicologia, na tenda próxima à biblioteca, no pátio principal da faculdade, onde intervenções artísticas, murais com cartazes e um varal com notícias jornalísticas e poesias foram apresentados. O público presente pôde participar escrevendo nos cartazes dos murais e recebendo mimos produzidos pelos universitários do 9º período de Psicologia.

 

O professor Eduardo Hubner, do curso de Psicologia, encantou a plateia com uma apresentação musical ao violão, interpretando clássicos da MPB, enquanto a aluna Maria Eduarda Marins Pereira, do 9º período, declamou poesias. O objetivo do momento cultural foi sensibilizar o público em relação às conquistas das mulheres e suas lutas por direitos.

 

Na abertura oficial no auditório, a diretora acadêmica da FAACZ, destacou a importância do evento e deu as boas-vindas aos profissionais, professores e estudantes, especialmente às mulheres. Em seu depoimento, ressaltou a necessidade de mais representatividade feminina no Ensino Superior e agradeceu a todas as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da instituição.

“Queremos agradecer a todas as vozes femininas que passaram por essa instituição. São muitas as mulheres, conselheiras, ex-diretoras, presidente. Isso é muito importante, assim como aprender com o outro é sempre bom. São muitos os lugares que as mulheres ocupam. São mulheres e profissionais que puderam se desenvolver, em desempenhar seu papel na sociedade e empreender”, destacou a prof.ª Adriana Recla.

 

Logo após a fala da diretora, a professora Stéfani Martins explicou a dinâmica do simpósio e ressaltou a importância de discutir o atendimento à mulher nas áreas da Saúde e do Direito, considerando a desigualdade de gênero presente na sociedade. Ela enfatizou a necessidade de capacitar a escuta profissional para atender às mulheres em diferentes contextos.

 

“A ideia de construção desse evento surge da seguinte forma: Como é o atendimento à mulher na área da Saúde e no Direito? Percebemos, por exemplo, que na Psicologia há uma deficiência nessa escuta específica, considerando de que vivemos em uma sociedade que é pautada em uma desigualdade de gênero”, explicou Stéfani Martins.

 

Para suas exposições, Dr.ª. Amanda e a prof.ª Flávia, subiram à mesa diretiva onde dialogaram com os participantes a temática escolhida para o evento. A professora Flávia discutiu o conceito de gênero, apresentando um histórico das lutas femininas e destacando a importância de uma escuta qualificada, livre de estereótipos e microviolências. Flávia destacou a relevância do “letramento de gênero” no Ensino Superior para melhorar o atendimento às mulheres em diferentes áreas profissionais. Ela ressaltou a importância de entender as relações sociais e a construção histórica dos papéis de gênero.

“Acredito que a gente precisa entender, para além dos conhecimentos teóricos nas nossas diferentes áreas, que é importante saber os conteúdos das Teorias, as ferramentas, as possibilidades, o diagnóstico. Tudo isso, é extremamente importante. Mas algo que atravessa o nosso olhar e nossa formação são as contribuições, do que está acontecendo nesse momento e, também, um resgate histórico das relações sociais que estão colocadas em determinados momentos, no aqui e agora. Entendemos que é muito relevante trazer para a nossa formação, um recorte para uma leitura técnica, em qualquer área de estudo do Ensino Superior, que é o recorte de gênero”, afirmou Flávia.

 

No segundo momento, a Dr.ª Amanda trouxe sua experiência prática, falando sobre os processos de violências de gênero e violência doméstica, apresentando diferentes tipos de violências e suas consequências para as mulheres. Ela enfatizou a necessidade de reconstrução da rede de apoio da mulher para romper com ciclos de violência e destacou a importância da empatia dos profissionais no auxílio a essas mulheres em situações de violência. Ao final, as convidadas especiais responderam a perguntas e comentários do público, enfatizando a importância da educação com respeito de gênero desde a infância.

 

Os eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher não se limitarão ao âmbito acadêmico. No sábado, 9 de março, das 9 às 13 horas, os universitários dos cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia promoverão uma atividade externa no Shopping Oriundi, em Aracruz (ES), com ações de acolhimento, direcionamento e orientações às mulheres. Além disso, serão divulgados plantões de atendimento que ocorrerão nas dependências da faculdade entre os dias 12 e 14 de março, nos turnos matutino e vespertino. A FAACZ reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e a conscientização sobre a importância do atendimento qualificado às mulheres.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                               
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 08/03/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS