Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Roda de conversa na FAACZ amplia conhecimento sobre avaliação psicológica

Foto: Divulgação

No dia 1º de novembro, alunos dos 4º e 6º períodos do curso de Psicologia da FAACZ tiveram a oportunidade de participar de uma enriquecedora roda de conversa sobre avaliação psicológica. O evento contou com a presença da psicóloga convidada, Sthéfany Soares Santos Alvarenga, mestra em Psicologia pela UFES e especialista em Neurociências Aplicadas ao Comportamento pela UFRJ, e em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela PUC-MG.

 

Sthéfany Alvarenga, que acumula uma experiência de aproximadamente 10 anos na área de avaliação psicológica, apresentou aos estudantes diversos contextos em que essa prática se faz presente. A avaliação psicológica desempenha um papel fundamental em áreas como gestão de pessoas, atuação hospitalar, trânsito, neurodesenvolvimento e clínica, onde pode ser aplicada desde o psicodiagnóstico até terapias familiares e avaliações pré-cirúrgicas.

 

Durante sua fala, a psicóloga destacou a importância dos aspectos éticos e técnicos envolvidos na avaliação psicológica, ressaltando na necessidade de abordá-la sob uma perspectiva do cuidado. Ela afirmou que “nenhuma Psicologia pode estar em favor de rotular os sujeitos, mas de estabelecer alguma relação de cuidado durante a avaliação e ao final”.

 

Ao longo da roda de conversa, os universitários tiveram a oportunidade de fazer perguntas à psicóloga, explorando temas como o mercado de trabalho na área de avaliação psicológica. Sthéfany Alvarenga enfatizou que o mercado está aberto a profissionais da área, oferecendo diversas possibilidades de atuação.

 

Também foram respondidas pela psicóloga perguntas a respeito da personalização da montagem de uma bateria de testes, a realização de avaliações psicológicas sem o uso de testes psicológicos e questões relacionadas a testes específicos. Sthéfany Alvarenga esclareceu que, embora os testes psicológicos sejam ferramentas importantes, eles não são os únicos recursos à disposição dos profissionais.

 

De acordo com a psicóloga, entrevistas estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas, recursos lúdicos e a observação do comportamento do indivíduo avaliado também fazem parte do processo de avaliação. A escolha das ferramentas de observação mais adequadas varia de caso a caso e é sempre personalizada, refletindo a singularidade de cada indivíduo.

 

Sheila Mara Jeronymo, aluna do 6º período de Psicologia, compartilhou sua impressão sobre a palestra, afirmando que “foi bem pertinente agregar aos nossos conhecimentos, enquanto aluna, foi esclarecedor trazer pessoas que trabalham com os instrumentos psicológicos e falar de forma eficaz as suas experiências enquanto profissionais”.

 

Taissa Guastti Pignaton, também aluna do 6º período, destacou a importância desses momentos de interação com profissionais da Psicologia. Ela afirmou que “esses momentos de troca com profissionais de Psicologia são uma forma muito enriquecedora de articularmos o conteúdo aprendido com a visão prática. Consegui tirar as minhas dúvidas e entender um pouco mais sobre a avaliação psicológica”.

 

A roda de conversa promovida pela FAACZ demonstra o compromisso da instituição em enriquecer a formação de seus estudantes, proporcionando oportunidades de aprendizado prático e contato com profissionais experientes, como Sthéfany Alvarenga. A iniciativa contribui para a preparação dos futuros psicólogos, expandindo seu conhecimento e consciência sobre a complexidade da avaliação psicológica e suas aplicações nos diversos campos da Psicologia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 09/11/2023

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS