Em 2016, Matheus Giacomin Broetto era calouro do curso de Direito da FAACZ, e, relatou como foram os seus primeiros passos no Ensino Superior, desde a inscrição no vestibular até a conclusão do curso em 2020. “A trajetória da inscrição até a formação passou por todas as situações que um aluno pode esperar, a inquietação de calouro, as dúvidas no meio do curso e ansiedade pelo diploma”, disse o egresso.
Além disso, de acordo com Broetto independentemente das dificuldades, sempre teve apoio dos professores, em especial, do coordenador do curso, na época, que o ajudou a aprender mais que o necessário, realizar bons estágios e se formar com bons trabalhos acadêmicos no currículo. “O apoio da coordenação do curso de Direito e da diretoria da FAACZ continuaram depois que me formei, para escolher minha pós-graduação e áreas de atuação”, afirmou Matheus.
“Escolhi o curso de Direito por afinidade e pelas amplas oportunidades no mercado de trabalho, tendo escolhido a FAACZ pela excelente nota do curso no MEC e por indicações de colegas que sempre elogiaram o ensino dos professores”, destacou o ex-aluno do curso de graduação em Direito, que se especializou em Gestão de Pessoas: Carreiras e Lideranças, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Segundo Matheus, durante o curso na FAACZ, ele teve a oportunidade de realizar três bons estágios na iniciativa pública e privada, todos diretamente ligados ao seu curso e à sua área de atuação.
“Para todos os estágios tive boas indicações feitas pelos professores, o que complementaram as entrevistas que realizei. Hoje, sou advogado e atuo de forma especializada nas áreas de Direito Previdenciário e Direito Trabalhista, tendo criado meu próprio escritório e, também, venho atuando com professores da própria FAACZ, como advogados parceiros”, ressaltou Broetto.
Sobre o futuro na advocacia, Matheus disse o que tem sido o seu foco principal. “No momento meus esforços estão todos voltados em conseguir fazer o meu nome ser uma referência na minha área de atuação e conseguir mais autonomia para o escritório que abri. Além disso, quero buscar outras especializações e ampliar o meu conhecimento para que possa me tornar um profissional ainda mais desejável e empregável”, frisou o egresso.
Matheus também afirmou que espera continuar colhendo bons frutos do seu empenho e dedicação ao logo de sua trajetória acadêmica e profissional. Ele ainda explicou o que o motivou a se especializar: “Decidi me qualificar ainda mais pela possibilidade de atuar não só na advocacia, mas também utilizar esses conhecimentos, caso surja a possibilidade, de atuar em empresas e fundações, que precisem de advogados gestores no RH ou em outros setores”.
Ainda de acordo com o ex-aluno do curso de Direito, ter egressos fazendo especialização, mestrado ou doutorado, seja no Brasil ou no exterior é uma consequência natural. “Ter ex-colegas da FAACZ realizando diferentes especializações ou até mesmo egressos de outros cursos de graduação é para mim algo corriqueiro, tendo em vista que desde os primeiros períodos do curso de Direito existe a cultura na FAACZ de incentivo aos alunos de que a graduação não precisa ser o ponto final na vida acadêmica e profissional”, afirmou Broetto.
Com relação aos ganhos que teve, seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional, Matheus afirmou a qualidade de ensino oferecido pela FAACZ, especialmente, no curso de Direito. “Posso assegurar que passar pelos bancos universitários da FAACZ não só me possibilitou me tornar o profissional que sou, mas me permitiu ter uma gama de experiências que me tornaram um ser humano melhor”, concluiu o egresso do curso de Direito.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 21/03/2023