Universitários de Enfermagem da FAACZ aplicam conhecimentos de Microbiologia em atividades práticas com foco no contexto hospitalar

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 3º período do curso de Enfermagem da FAACZ, na disciplina de “Microbiologia”, foram desafiados a relacionar a teoria aprendida em sala de aula com práticas no ambiente hospitalar. Sob a orientação da professora Helania Mara Grippa Rui, os estudantes foram incentivados a pesquisar, preparar e estruturar atividades práticas em grupos, baseadas em situações-problema, para explorar como a Microbiologia se aplica na prática da Enfermagem.

 

Durante as aulas, que integram teoria e prática, os acadêmicos de Enfermagem seguem um roteiro específico para testar, comprovar, dialogar e investigar a relação entre Microbiologia e Enfermagem. A professora Helania destacou a importância dessa disciplina, afirmando que o conhecimento de “Microbiologia” é crucial para os profissionais de Enfermagem, pois permite compreender como os microrganismos afetam a saúde humana e como prevenir a transmissão de doenças causadas por esses agentes.

Como parte do projeto, a professora Helania propôs que os alunos invertessem os papéis e assumissem a responsabilidade de mediar as atividades. Eles foram incumbidos de preparar, pesquisar e comprovar no laboratório a relação entre Microbiologia e Enfermagem. Para isso, realizaram pesquisas em diversos sites, leram artigos, utilizaram o Laboratório Maker e conduziram aulas práticas nos laboratórios da faculdade. Em colaboração com o técnico de laboratório Vagne Milagres Cao, os alunos de Enfermagem também discutiram sobre os materiais necessários, procedimentos a serem seguidos e agendaram horários para testar as práticas.

 

Vagne elogiou a iniciativa, destacando que a prática ativa estimulou o conhecimento dos universitários. “Os alunos de Enfermagem me procuravam para juntos aprender a atividade a ser desenvolvida. Eles testavam, executavam a atividade antes e depois, na aula da professora Helania, desenvolviam com os outros colegas da turma. Percebi que os estudantes ficaram muito mais envolvidos, compromissados, empolgados e interessados em saber se os resultados dariam certo, se a prática atenderia o que a professora propôs. O diferencial desta abordagem foi o papel ativo dos acadêmicos de Enfermagem”, afirmou o técnico responsável.

A professora Helania reforça a relevância da proatividade dos alunos: “Incentivar o estudante a ser proativo é de suma importância, uma vez que a busca e o uso da informação são atividades necessárias à produção do conhecimento que demandam várias competências e habilidades. Cada atividade prática foi interessantíssima, a fim de responder à pergunta inicial: Qual a relação da Microbiologia do curso de Enfermagem com a sua prática no Ambiente de Saúde Hospitalar?”.

 

Os próprios estudantes compartilharam suas experiências positivas. Caroline Bastos Villa Real Guervich, do 3º período do curso de Enfermagem, destacou a importância de temas como o cultivo de fungos e a lavagem das mãos. “Ambos os temas são bastante importantes dentro da nossa prática profissional, visto que algumas doenças que iremos lidar são causadas por fungos. Além disso, é de extrema importância que saibamos a maneira correta das lavagens das mãos, com o objetivo de reduzir as doenças transmissíveis que podem ser prevenidas apenas com o simples ato de lavar as mãos. Ambas as experiências tiveram resultados positivos, que irão servir de aprendizado para toda a turma. Claro, sempre agradecendo ao Vagne e à professora Helania por todo o apoio nas aulas”, disse Caroline.

Júlia Avancini Lopes, outra estudante do 3º período do curso de Enfermagem, também elogiou a metodologia. “Foi uma aprendizagem bem diferente e gostamos muito. Tivemos que preparar, estudar, pesquisar, testar e comprovar e relacionar com o que a professora pediu. Os trabalhos realizados no laboratório contribuíram de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem, bem como para a transmissão de informações e contribuindo com nossos colegas de turma da Enfermagem esse conhecimento”, comentou a universitária.

 

Essa abordagem inovadora demonstra como a integração entre teoria e prática pode enriquecer a formação dos futuros profissionais de Enfermagem, preparando-os de maneira mais eficaz para os desafios do ambiente de saúde hospitalar. A prática integrada da disciplina de “Microbiologia” demonstrou o valor de metodologias ativas na educação, promovendo um aprendizado mais significativo e integrado com a prática profissional dos futuros enfermeiros.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                                      
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/07/2024

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