Universitários da FAACZ participam de aula especial com Inteligência Artificial no Laboratório Maker

Fotos: Alessandro Bitti

Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Mecânica da FAACZ tiveram uma experiência única no Laboratório Maker da instituição, no último dia 2 de setembro. Supervisionada pelo professor Harerton Dourado, a atividade fez parte da disciplina optativa “Tecnologias de Informação e Comunicação”, ministrada pelo docente, que também coordena os cursos de Engenharia.

 

A aula teve como foco a criação de apresentações de slides com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como os modelos de IA LLM (ChatGPT, Copilot, Gemini, Claude) e o site gamma.app. Os estudantes receberam do prof. Harerton um documento com procedimentos detalhados para guiá-los durante a atividade.

 

Criação de apresentações com Inteligência Artificial

 

O professor Harerton iniciou a aula destacando as vantagens que a IA pode oferecer no processo de criação de slides, como agilidade e eficiência. “Criar apresentações de slides pode ser uma tarefa demorada, especialmente quando os tópicos não estão claros. No entanto, com o auxílio da Inteligência Artificial, é possível estruturar uma apresentação completa em menos de cinco minutos e criar slides com apenas poucos cliques”, explicou o docente.

Embora existam ferramentas que geram apresentações completas com base em poucas instruções, o prof. Harerton enfatizou a importância de ajustes manuais para aprimorar a qualidade do material. O método ensinado permitiu aos estudantes de diferentes cursos superiores manter o controle sobre o conteúdo gerado, beneficiando-se dos processos automatizados.

 

Procedimento de trabalho

 

Os alunos foram instruídos a escolher temas relevantes para suas áreas de graduação e, em seguida, utilizar prompts específicos para criar a estrutura da apresentação. A proposta do prof. Harerton incluía o auxílio do site gamma.app, para transformar essa estrutura em slides, permitindo ajustes e a opção de apresentar o trabalho diretamente pela plataforma.

Além disso, o processo envolveu a criação de uma estrutura de tópicos, que foi posteriormente inserida no site gamma.app. Na sequência, os universitários puderam então ajustar o conteúdo e, se desejassem, apresentar diretamente pelo site, sem a necessidade de baixar o arquivo.

 

Feedback positivo dos estudantes

 

Após a conclusão da atividade, os grupos apresentaram seus trabalhos para a turma, recebendo avaliações baseadas na qualidade do material gerado e na apresentação oral. A tarefa, que valia 10 pontos, foi bem recebida pelos universitários, que destacaram a importância do aprendizado. Muitos expressaram surpresa por não terem tido acesso a esse tipo de tecnologia antes.

Em resposta, o professor Harerton explicou que, no início da graduação deles, enquanto alunos da FAACZ, tais ferramentas ainda não estavam disponíveis, mas que eles ainda têm a oportunidade de utilizá-las em seus estudos futuros.

 

Interdisciplinaridade e inovação

 

A disciplina optativa “Tecnologias de Informação e Comunicação” tem atraído estudantes de diversos cursos da FAACZ, promovendo uma rica troca de experiências e ampliando o conhecimento sobre as possibilidades da Inteligência Artificial no ambiente acadêmico e profissional. A atividade realizada no Laboratório Maker é um exemplo do compromisso da instituição com a inovação e a preparação dos alunos para os desafios do futuro.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 04/09/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste