Programa de Estágio Internacional da FAACZ atraí alunos estrangeiros e impulsiona carreiras universitárias

O Programa de Estágio Internacional da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), Ciclo 2024, segue a todo vapor, destacando-se como uma iniciativa transformadora para os estudantes da instituição. Desde o evento realizado em 30 de abril no auditório da faculdade, o programa tem gerado grande interesse tanto entre os alunos locais quanto entre os estrangeiros. O encontro contou com a participação de Willen Brito, representante e supervisor da ABIPE e IAESTE no Brasil, que compartilhou sua experiência com o programa, além de oferecer aos professores e universitários presentes uma visão abrangente dos benefícios e desafios de uma jornada internacional de aprendizado.

 

Durante o evento, foram destacados os benefícios que o Programa de Estágio Internacional pode proporcionar para diversas áreas de formação dos acadêmicos da FAACZ. Além disso, foram apresentados insights valiosos que inspiraram os estudantes a explorarem oportunidades além das fronteiras nacionais. Desde então, a ABIPE, representante oficial da IAESTE no Brasil, tem trabalhado para disponibilizar vagas em vários países, resultando no interesse de sete alunos estrangeiros pelo programa da FAACZ. Entre eles, destacam-se dois estudantes de Bangladesh, dois do Panamá, dois de Gana e um do Irã.

 

No momento, a FAACZ está em contato com a ABIPE e IAESTE Brasil para tratar da documentação dos respectivos alunos intercambistas, visando definir o número final de participantes e a data de chegada desses estudantes ao Brasil. Um dos intercambistas, Isaias Guerra, do curso de Engenharia Mecânica e natural do Panamá, já tem data marcada para desembarcar em terras capixabas: ele chegará no próximo domingo, dia 22 de setembro, e será recebido pelo coordenador do estágio internacional, professor Jussélio Rodrigues Ribeiro, a partir da segunda-feira, 23 de setembro, nas dependências da FAACZ, em Aracruz (ES).

 

A ABIPE, responsável pela gestão do Programa de Estágio Internacional no Brasil, oferece oportunidades remuneradas em mais de 70 países para estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados. “A FAACZ, única instituição do Espírito Santo a aderir ao programa, reforça a importância de proporcionar uma experiência internacional aos seus alunos de várias graduações, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional e pessoal dos universitários. Além disso, a participação no programa oferece suporte e reconhecimento internacional, além de enriquecer o currículo dos participantes”, salientou a diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli.

 

Segundo o professor Jussélio Rodrigues Ribeiro, coordenador do programa, a experiência internacional proporcionada aos alunos da FAACZ é crucial em um mercado de trabalho cada vez mais conectado e exigente. “A participação dos universitários das diferentes graduações da FAACZ no Programa de Estágio Internacional reforça a importância da adaptabilidade e compreensão global no mercado de trabalho, bem como de diferentes culturas. Uma experiência dessa magnitude tem se tornado imprescindível no currículo profissional”, afirmou o docente destacando que essa experiência internacional é um diferencial competitivo importante no mercado de trabalho atual, cada vez mais globalizado e exigente.

 

O professor Jussélio também ressaltou a importância da participação dos ex-alunos da FAACZ para inspirar os atuais estudantes a aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo programa. “A presença dos nossos ex-alunos é fundamental para mostrar aos nossos estudantes atuais os benefícios e as oportunidades que surgem a partir do Programa de Estágio Internacional. Muitos deles relatam ter ampliado sua rede de contatos para além das fronteiras nacionais, o que demonstra o valor dessa experiência”, destacou o coordenador do programa.

 

Além disso, o docente da FAACZ fez um apelo por voluntários entre os universitários da faculdade para hospedar os alunos estrangeiros em suas residências, reforçando o espírito de colaboração e troca cultural que o programa promove. Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar o professor Jussélio ou entrar em contato por e-mail: jusselio@fsjb.edu.br. Com essa iniciativa, a FAACZ reforça seu compromisso com a formação global dos seus alunos, proporcionando-lhes vivências que expandem horizontes e ampliam suas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/09/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste