Professor e universitários da FAACZ realizam roda de conversa sobre “Bullying” na EMEF “Paulo Freire” em Aracruz

Fotos: Divulgação

No dia 28 de agosto de 2024, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Paulo Freire”, localizada no bairro São Marcos, em Aracruz (ES), foi palco de uma importante roda de conversa sobre o tema “Bullying”. A atividade foi conduzida pelo professor Ronaldo Félix, do curso de Direito da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), juntamente com os universitários Rone Carvalho Vieira Júnior, do 4º período de Direito, Angela Maria Rudio Mariano, do 8º período de Psicologia, e Matheus Henrique Silvano, do 2º período de Psicologia.

 

O bate-papo fez parte do Projeto “Valores Humanos para o Protagonismo nas Relações Étnico-raciais e a Cultura de Paz”, idealizado pela professora Ronimara Santos de Oliveira Elva, da EMEF “Paulo Freire”. O projeto é desenvolvido em duas turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental, no turno vespertino, que a docente leciona. A ação na escola municipal integra as atividades do Comitê de Extensão da FAACZ, na área de “Inclusão e Responsabilidade Social”, do qual o professor Ronaldo Félix é membro ativo.

 

A parceria entre a FAACZ e a escola municipal foi estabelecida após a professora Ronimara entrar em contato com a supervisora de pesquisa e extensão da FAACZ, prof.ª Lanna Clicia Carrijo. O propósito do bate-papo era que representantes da faculdade abordassem, através de uma roda de conversa, temas como diversidade, valores humanos e, em especial, as práticas de bullying e suas consequências emocionais para as vítimas e jurídicas para os agressores.

 

“O objetivo da ação foi abordar questões relacionadas ao bullying e cyberbullying para as crianças da escola ‘Paulo Freire’. Considero a ação positiva e com uma necessária multidisciplinaridade, ainda mais se tratando de tema delicado para crianças pequenas. Esse momento, também, foi ao encontro de um projeto que já é desenvolvido pela escola municipal para tratar de temas ligados a direitos humanos”, destacou o professor Ronaldo Félix.

 

A estudante de Psicologia, Angela Maria Rudio Mariano, ressaltou a importância da atividade: “Participar dessa roda de conversa sobre bullying na EMEF ‘Paulo Freire’ foi um grande prazer. Ver os rostinhos daquelas crianças prestando atenção em nós, nas explicações e na dinâmica, foi muito gratificante. Obrigado à FAACZ por mais essa oportunidade”.

 

Durante a roda de conversa, o professor Ronaldo Félix e o aluno Rone Carvalho Vieira Júnior explicaram as implicações jurídicas para os praticantes de bullying, enquanto os acadêmicos de Psicologia abordaram as consequências emocionais para as vítimas dessa prática antissocial e injusta. A dinâmica sobre bullying foi supervisionada pela professora Ronimara, proporcionando um momento de reflexão e aprendizado para os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, reforçando o entendimento das crianças sobre o tema.

O projeto “Valores Humanos para o Protagonismo nas Relações Étnico-raciais e a Cultura de Paz” foi lançado em fevereiro de 2024 e se desenvolve ao longo do ano letivo, incorporando temas relevantes para a formação dos estudantes e a promoção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor. A professora Ronimara destacou a importância de criar um ambiente escolar onde todas as crianças se sintam valorizadas e respeitadas, independentemente de suas diferenças, promovendo valores como respeito, empatia e responsabilidade.

 

Segundo a professora Ronimara, a idealização do projeto surgiu da necessidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, partindo do pressuposto de que o ambiente escolar é propício para a consolidação de valores essenciais para uma convivência inclusiva e equitativa. O projeto da escola “Paulo Freire” tem o objetivo de integrar temas relevantes ao currículo do Ensino Fundamental, enriquecendo a formação dos estudantes e sua atuação no cotidiano escolar e social.

 

“Fomentar um ambiente escolar inclusivo e acolhedor, onde todas as crianças se sintam valorizadas e respeitadas, é fundamental para a promoção de valores como respeito, empatia e responsabilidade, que impactam diretamente na prevenção de comportamentos indesejáveis, como bullying, intolerância e desrespeito. Acredito que ao integrar valores como respeito, empatia, responsabilidade, honestidade e colaboração em nosso currículo, estamos investindo não apenas no desenvolvimento acadêmico, mas também na construção de seres humanos conscientes e compassivos”, afirmou a docente, reforçando a importância do projeto para a criação de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos.

 

A professora Ronimara finalizou destacando a importância da promoção do respeito étnico-racial e da sensibilização contra o bullying: “Foi um momento riquíssimo, pois promover discussões acerca da importância do respeito étnico-racial, incentivando os estudantes a reconhecer, valorizar e celebrar as diferentes culturas, etnias e origens raciais presentes em nossa sociedade, fortalece a sensibilização contra o bullying. Houve muita interação entre os estudantes e mediadores convidados, resultando em reflexões que permitirão aos participantes repensar suas práticas cotidianas em prol de uma convivência mais justa, pacífica, acolhedora e igualitária.”

 

Projeto “Valores Humanos para o Protagonismo nas Relações Étnico-raciais e a Cultura de Paz”

 

O projeto “Valores Humanos para o Protagonismo nas Relações Étnico-raciais e a Cultura de Paz” tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental da escola “Paulo Freire” o conhecimento e reconhecimento dos valores humanos, promovendo a harmonia nas relações cotidianas. A iniciativa visa desenvolver e aprimorar aspectos fundamentais para a cultura de paz e a educação das relações étnico-raciais, incentivando um convívio pautado em respeito, empatia, justiça, diálogo e cooperação.

Com a integração desses valores no cotidiano escolar, o projeto busca construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde a convivência harmoniosa entre indivíduos e comunidades é promovida independentemente de sua origem étnico-racial. O projeto visa capacitar os estudantes do Ensino Fundamental da EMEF “Paulo Freire” para reconhecer e aplicar valores humanos em suas relações cotidianas, promovendo a cultura de paz e a inclusão. Ao longo do ano, os alunos têm sido incentivados a desenvolver atitudes como respeito, empatia, diálogo e solidariedade, essenciais para a convivência harmoniosa e a corresponsabilização pela construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 02/09/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste