II Feira de Troca de Livros da FAACZ promove cultura e sustentabilidade

Fotos: Alessandro Bitti

A FAACZ transformou a tenda, que fica no seu pátio principal, em frente à biblioteca “Prof.ª Maria Luíza Devens”, em um ponto de encontro literário durante a II Feira de Troca de Livros, realizada no dia 13 de maio. O evento foi uma celebração do conhecimento e da leitura, reunindo professores, universitários, técnicos-administrativos e operacionais em uma atmosfera de troca e interação.

 

Idealizada pela prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, doutora em Língua Portuguesa e diretora acadêmica da FAACZ, a feira teve como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os estudantes e demais amantes desse universo literário, ao permitir a renovação de acervos pessoais, fomentar o consumo colaborativo e promover importantes experiências intelectuais.

 

“Essa é a segunda edição desse projeto que busca despertar o hábito da leitura nos estudantes e demais interessados nessa experiência literária, além de oportunizar a possibilidade de renovar o seu acervo pessoal, fomentar o consumo colaborativo e incentivar experiências intelectuais importantes”, destacou Recla.

Durante a feira, foram trocadas 145 obras, incluindo romances, ficção científica, ação, aventura, suspense, drama, terror e também livros didáticos e paradidáticos, que estavam disponíveis. Os participantes tinham a liberdade de escolher qualquer obra que lhes interessasse, contribuindo para um ambiente de compartilhamento e descoberta.

 

A professora Stéfani Martins, coordenadora do curso de Psicologia, elogiou a iniciativa: “A feira de troca de livros é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e leituras, e conhecer também outros títulos, ou seja, fazer circular informações e conhecimentos. Foi muito bonito ver a participação e o engajamento dos alunos, além da curiosidade e empolgação em escolher um novo livro”.

Polyana da Silva, aluna do 9º período do curso de Direito, também expressou sua satisfação: “O evento se revelou um verdadeiro deleite intelectual, encantando a todos que tiveram a oportunidade de participar. Destaco, com entusiasmo, a iniciativa de promover a troca de livros, possibilitando que obras literárias que já tocaram nossos corações encontrem novos lares e continuem a semear conhecimento e inspiração. Acredito que cada livro carrega consigo um universo de possibilidades, capaz de transformar vidas e abrir horizontes”.

 

Foi com imensa satisfação que pude contribuir para essa ação, doando livros que marcaram profundamente minha trajetória. Tenho a convicção de que essas obras encontrarão leitores ávidos por desvendar seus segredos e embarcar em novas aventuras literárias. Parabenizo o Comitê e a Supervisão de Extensão pela brilhante iniciativa, que contribui significativamente para o enriquecimento cultural da comunidade. A II Feira de Troca de Livros se consolida como um evento de grande relevância, promovendo o acesso à leitura e cultivando o amor pelos livros”, destacou a universitária.

Para participar da feira, os interessados entregaram seus livros na Secretaria Acadêmica, na sala dos Coordenadores de Curso ou na sala do Comitê de Extensão da FAACZ, entre os dias 15 de abril e 09 de maio de 2024, em troca de um ticket (vale-livro). Cada vale-livro permitia a aquisição de um novo título durante a II Feira de Troca de Livros da FAACZ.

 

Organizada pela Supervisão de Extensão em parceria com o Comitê de Extensão da faculdade, a II Feira de Troca de Livros da FAACZ não só promoveu o acesso à leitura, mas também reforçou a importância da sustentabilidade e da cultura colaborativa. O evento consolidou-se como uma ação relevante no calendário acadêmico, demonstrando o poder transformador dos livros na vida das pessoas.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 23/05/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste