Estudantes de Psicologia da FAACZ realizam intervenção no Recanto do Ancião José Segatto em Aracruz

Funcionários do Recanto do Ancião com estudantes do curso de Psicologia da FAACZ. Foto: Divulgação

 

As estudantes Leticia Roldi de Souza, Dalila de Jesus Correia e Luíza Dias Segatto, do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, realizaram uma atividade de intervenção no Recanto do Ancião José Segatto, em Aracruz. A iniciativa, orientada pela professora Marta Rossoni, focou na valorização da pessoa idosa, um dos eixos temáticos do Comitê de Extensão da faculdade.

 

Intitulado “Psicologia Itinerante: Diversidade em Diversos Segmentos”, o projeto tem como objetivo promover a inclusão e o bem-estar dos idosos na sociedade. A professora Marta Rossoni, que além de lecionar no curso de Psicologia é membro do Comitê de Extensão, destacou a importância do respeito e da dignidade para com a pessoa idosa, reconhecendo-a como um ser humano com experiências e saberes únicos.

 

“É fundamental garantir que os idosos se sintam incluídos e participativos na sociedade, com oportunidades para participar de atividades comunitárias, eventos culturais e programas de voluntariado”, pontuou Marta. A intervenção abordou vários temas essenciais para a valorização do idoso, incluindo acesso a serviços de saúde e bem-estar, combate à discriminação e estereótipos negativos, promoção do envelhecimento ativo e saudável, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, proteção contra abusos e negligência.

 

A docente enfatizou que o processo de envelhecimento é uma fase natural da vida, que envolve mudanças físicas, cognitivas e emocionais, e destacou a importância de hábitos saudáveis, atividades cognitivamente desafiadoras e apoio emocional. No que diz respeito aos aspectos físicos, por exemplo, é importante adotar hábitos saudáveis, sobre os aspectos cognitivos é importante estimular o cérebro e sobre os aspectos emocionais, deve-se promover a interação social e incentivar os idosos a demonstrar seus sentimentos.

 

Em depoimento conjunto, as universitárias afirmaram: “O envelhecimento pode ser encarado como uma fase de desafios, mas também como oportunidades de crescimento pessoal e realização. Promover a qualidade de vida na velhice envolve garantir acesso a cuidados de saúde adequados, estimular a participação em atividades sociais e respeitar a autonomia e a dignidade dos idosos. O acolhimento é essencial no cuidado dessas pessoas”.

 

A atividade de intervenção incluiu uma dinâmica com as colaboradoras da instituição, denominada “Protagonistas do Cuidado”, que visou reconhecer e valorizar os funcionários que cuidam dos idosos, destacando suas contribuições e dedicando um momento para expressar gratidão. A dinâmica envolveu etapas como a preparação de cartões em formato de estrelas, nos quais os funcionários escreveram o nome de um colega admirado e uma mensagem de agradecimento.

 

Os participantes também compartilharam histórias que destacavam as qualidades de seus colegas, reforçando a importância do trabalho em equipe e da valorização mútua. Kellen Ferreira Marques Boiteux, assistente social, comentou sobre a experiência: “Esses momentos são importantíssimos. Descontraiu, ajudou a relaxar e acho que deveríamos ter isso mais vezes”.

 

Já Aline Moreira Sigesmundo Silva, enfermeira, acrescentou: “Essa abordagem foi muito importante não apenas pelo momento de descontração, mas pelo trabalho que envolve a parte de cada um com o idoso, trazendo um alívio e interação. É importante juntar informações e tornar esses momentos tão agradáveis com a equipe”.

 

A atividade foi um sucesso, reforçando a importância da empatia, do acolhimento e da valorização no cuidado aos idosos. As estudantes de Psicologia da FAACZ demonstraram que intervenções bem planejadas e executadas podem promover um ambiente mais humanizado, respeitoso e eficaz, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e fortalecendo os vínculos interpessoais.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                                   
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/06/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste