Estudantes de Engenharia Mecânica, Direito e Pedagogia participam de palestra sobre Ações Afirmativas

 

Na última sexta-feira (26), estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Direito e Pedagogia da FAACZ participaram da palestra sobre Ações Afirmativas ministrada pelo historiador, prof. Giovani Rossoni, que é formado em História e possui especialização em História Afro-brasileira pela Ufes. A palestra faz parte das atividades do Projeto de Extensão da faculdade sobre Inclusão Social, coordenado pela professora Marta Rossoni.

 

“As ações afirmativas são políticas públicas desenvolvidas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais; combater preconceitos com a opção sexual, religiosa, e de gênero, presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. Essas ações procuram debater três pontos: reverter a representação negativa dos negros; promover igualdade de oportunidades e combater o preconceito e o racismo”, disse o prof. Giovani.

 

O historiador explicou ainda sobre os elementos que geraram a exclusão social no mundo e no Brasil, como por exemplo: a desigualdade econômica e cultural, além do predomínio de valores culturais europeus (língua, religião e estética). O professor Giovani falou também sobre a formação da sociedade brasileira, que é uma miscigenação étnico-racial de brancos, negros e indígenas.

 

A prof.ª Marta explicou o objetivo da palestra como um fator preponderante para a inclusão social. “A meta principal das ações afirmativas é um mundo que acolha amistosamente as diferenças, além de oferecer aos grupos considerados discriminados e excluídos um tratamento diferenciado para compensar as desvantagens resultantes da sua situação de vítima do racismo e de outras formas de discriminação”, disse.

 

Para o aluno do 1º Ciclo, Módulo II, do curso de Pedagogia, Julio Cesar dos Santos Bispo, ter a oportunidade de conhecer e se aprofundar mais a respeito do que seriam as ações afirmativas foi esclarecedor. “Identificarmos o grande descaso que sofrem as classes consideradas minorias nos leva a pensar, enquanto cidadão, como podemos trabalhar o respeito pela diversidade. Trazer um profissional gabaritado e que possua domínio do assunto, faz com que a temática abordada se torne algo mais acessível ao nosso conhecimento e nos mostra que podemos fazer parte na mudança com nossas atitudes e ações”.

 

Segundo o estudante do 9º período de Engenharia Mecânica, Luciano Wotikoski Santori, participar da palestra foi uma experiência enriquecedora. “O Brasil é um dos países com maior desigualdade social. Participar da palestra e entender os mecanismos que permitem que essas desigualdades cresçam, fomentam em nós estudantes, um pensamento crítico e um dever de criar uma sociedade mais justa e igualitária para as futuras gerações”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste