Estudantes de Engenharia Mecânica da FAACZ vivenciam experiência prática no Laboratório de Solos e Resistência dos Materiais

Fotos: Alessandro Bitti

Os estudantes dos 3º e 5º períodos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) participaram de uma atividade prática, no dia 1º de julho, no Laboratório de Solos e Resistência dos Materiais, proporcionando uma integração entre teoria e prática. Sob a supervisão do professor Hipólito Meira, responsável pela disciplina de “Estática”, os universitários tiveram a oportunidade de observar e analisar o comportamento das estruturas de maneira direta e aplicada.

Segundo o professor Hipólito, a presença em laboratórios de Engenharia é essencial para a formação dos futuros engenheiros. “É fundamental para o estudante estar presente em laboratórios de Engenharia, de modo a estudar o comportamento das estruturas na prática, não bastando este apenas estudar a teoria. Desta forma, ele poderá desenvolver o senso crítico e potencializar o seu desenvolvimento, passando a enxergar melhor as variáveis envolvidas nos estudos e seus efeitos, de modo mais claro e fácil”, explicou o docente da FAACZ.

Entre os participantes, Ryan Loureiro Coutinho Gonçalves, aluno do 5º período, compartilhou suas impressões sobre a atividade: “Essa experiência foi muito importante, pois vimos na prática algo que estávamos estudando em sala, na teoria. Então, a gente podia aplicar o que estávamos calculando e construir o que víamos apenas no quadro. Isso é muito relevante para o nosso aprendizado. Com esse tipo de atividade percebemos que a Engenharia é real e que as teorias se aplicam no seu dia a dia. Além disso, também é muito importante a questão do trabalho em grupo. Afinal, construir algo em grupo gera interação, dúvidas, e a gente vai tirando essas dúvidas uns com os outros e depois em sala com o professor. Então, foi uma experiência enriquecedora”.

A atividade no laboratório permitiu que os alunos de Engenharia Mecânica observassem de perto os fenômenos que estudam nos livros e nas aulas teóricas, potencializando o entendimento e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Experiências como essa são essenciais para a formação de engenheiros mais preparados e conscientes das diversas nuances que envolvem a profissão. Essa iniciativa reforça o compromisso da FAACZ em proporcionar uma formação sólida e completa, unindo teoria e prática para o desenvolvimento integral de seus estudantes.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 09/07/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste