Estudantes de Ciências Contábeis tiram dúvidas da população sobre imposto de renda

Foto: Divulgação

 

A Receita Federal vai receber as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) até o dia 30 de abril. Mas, muitos contribuintes têm dúvidas sobre preenchimento, o que deve ser declarado, prazo, perfis, etc. Por isso, os alunos do 7º período de Ciências Contábeis da FAACZ estiveram, no último dia 18, no primeiro piso do Shopping Oriundi atendendo a população de Aracruz e região que ainda tem questionamentos e não entregou a declaração.

 

“Tem alguma dúvida? Venha conversar com a gente” foi o slogan da atividade orientada e acompanhada pela professora Isabela Borges, que ministra a disciplina Prática Contábil II. Durante o tira-dúvidas, os universitários responderam perguntas sobre o saque do FGTS de contas inativas; como tratar herança que está em trâmite judicial; transferência de dívidas; dentre outras.

 

Segundo a professora Isabela, “o contato com o público faz com que o aluno desenvolva uma postura profissional de abordagem e atendimento ao cliente, tenha a oportunidade de expor o que aprendeu. Desenvolver este tipo de atividade é muito gratificante e concretiza o aprendizado, pois o aluno passa a ter contato com situações reais apresentadas em diversos contextos sociais. Além de tratar as questões básicas sobre a obrigatoriedade de elaboração e de envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física”.

 

Glauciane F. Couto é aluna do curso de Ciências Contábeis, participou da atividade e falou sobre a experiência que teve: “Quero parabenizar a iniciativa da FAACZ e da professora Isabela no desenvolvimento do projeto sobre imposto de renda, pois além de conscientizar a sociedade sobre um assunto tão importante e que gera tantas dúvidas contribuiu também para aprimorar os nossos conhecimentos, bem como, colocar em prática o que está sendo lecionado em sala de aula”, disse.

 

Para Marcelo Barboza Fernandez, auditor da Receita Federal, que é morador de Aracruz e trabalha em Vitória a faculdade está de parabéns pela iniciativa de conscientização do cidadão sobre a importância de se cumprir com as obrigações tributárias e acessórias, especialmente, a obrigação tributária principal que consiste no pagamento dos tributos que tem um fim social muito importante.

 

A FAACZ está de parabéns em desenvolver este tipo de trabalho em uma cidade de interior como Aracruz. Iniciativas como essa não existem em Vitória com o intuito de informar a comunidade e a sociedade em geral. As pessoas precisam se conscientizar da importância de se fazer a Declaração de Imposto de Renda, pois ela não existe apenas para recolher impostos e sim para regularizar a vida do cidadão”, salientou o auditor da Receita Federal.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste