Estudante de Psicologia da FAACZ contribui para fortalecimento de vínculos entre escola e famílias em encontro na EEEFM “Misael Pinto Netto”

Fotos: Divulgação

A estudante Indiara de Lima, do 10º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), participou, no último dia 6 de agosto, de um importante encontro na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Misael Pinto Netto”, em Aracruz. O evento, que contou com a presença de professores, cuidadores de alunos com necessidades especiais e familiares, faz parte de um ciclo de reuniões organizadas pela instituição para fortalecer o vínculo entre a escola e as famílias dos estudantes da Educação Especial.

O tema central do encontro foi “Saúde Mental de Quem Cuida”, um assunto relevante e necessário para a comunidade escolar, especialmente para aqueles que lidam diretamente com os desafios do cuidado diário de crianças com necessidades especiais. Indiara foi convidada pela supervisora de Pesquisa e Extensão da FAACZ, professora Lanna Clicia Carrijo, após a escola estadual solicitar uma colaboração da faculdade para discutir o tema.

 

A iniciativa foi idealizada para criar um espaço de diálogo entre professores, cuidadores e famílias dos estudantes da Educação Especial, visando oferecer suporte mútuo e troca de experiências. Durante o encontro, a estudante de Psicologia compartilhou conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, destacando a importância de criar e fortalecer redes de apoio entre as famílias e a comunidade escolar. Em seu depoimento, Indiara expressou sua gratidão pela oportunidade de contribuir para o evento.

“Foi uma honra poder conversar com tantas pessoas e levar um pouco do que aprendo no curso de Psicologia da FAACZ para o nosso encontro. Não sabia da existência do grupo e achei muito enriquecedor, além de ser relevante para as famílias envolvidas. Esse tipo de iniciativa fortalece vínculos que criam fortes redes de apoio”, afirmou Indiara de Lima, que trouxe à tona discussões sobre “Saúde Mental” com base em sua formação acadêmica.

 

O evento não só ofereceu uma oportunidade de discussão sobre a “Saúde Mental”, mas também enfatizou a importância do acolhimento e do suporte aos familiares dos alunos com necessidades especiais. O encontro ainda foi marcado por depoimentos emocionantes, como o da prof.ª Renata Maria Oliveira, da Educação Especial da escola “Misael Pinto Netto”. Renata destacou a importância de acolher com responsabilidade as famílias dos alunos da Educação Especial e enfatizou os desafios emocionais enfrentados pelos pais e responsáveis, bem como a necessidade de cuidar da “Saúde Mental” dos cuidadores.

“Ser professora de Educação Especial de uma escola referência no município de Aracruz é muito gratificante e com isso, vem a sensibilização no acolher com responsabilidade às famílias dos alunos, público-alvo da Educação Especial, e a ‘Saúde Mental’ de quem cuida é o principal. O estresse, a exaustão, o isolamento social e o sentimento de culpa, são desafios emocionais que esses pais/responsáveis enfrentam todos os dias e o nosso objetivo enquanto escola é proporcionar um mínimo de conforto, acolhimento e apoio que eles precisam para cuidar melhor de si e, assim, cuidar do outro”, ressaltou Renata.

 

O depoimento de Luciana Langa Fernandes Flor, mãe de uma estudante da Educação Especial, ressaltou o impacto positivo do encontro. “Esses momentos que reúnem escola e família são sempre muito enriquecedores, tanto para a escola quanto para nós, pais atípicos. Ontem (6/8), tivemos o olhar voltado para nós. Sempre o foco são nossos pequenos, e nesse encontro, pudemos entender o quão é importante estarmos bem para termos um cuidado e um tempo de qualidade para com nossos filhos. Foi um momento de valorizar quem a todo tempo tem que cuidar e, por muitas vezes, esquece de cuidar de si. Muito obrigada a todos os envolvidos, e que possamos ter mais momentos assim. A ponte escola-família só tende a nos capacitar para desafios que vencemos juntos”, comentou Luciana.

Esse encontro marcou o segundo momento de uma série de eventos programados pela EEEFM “Misael Pinto Netto”, reforçando o compromisso da escola com a criação de um ambiente de acolhimento e apoio para todos os envolvidos na Educação Especial. O evento foi um sucesso e reforçou a importância da colaboração entre as famílias e a escola para garantir o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos da Educação Especial. Com mais encontros programados, a iniciativa promete continuar fortalecendo esses laços fundamentais para a criação de uma rede de apoio sólida e eficaz.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 15/08/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste