Desospitalização para Atenção Domiciliar é discutida em Seminário de Enfermagem na FAACZ

Fotos: Alessandro Bitti

No dia 20 de junho, o curso de Enfermagem da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) promoveu o primeiro Seminário de Enfermagem na Atenção Domiciliar, com o tema “Desospitalização para Atenção Domiciliar na Atenção Básica”. O evento reuniu renomados profissionais e especialistas na área, que compartilharam suas experiências e discutiram os desafios e avanços da Enfermagem na desospitalização e na transição de cuidados para a atenção domiciliar.

Uma das mesas-redondas do evento abordou a “Articulação Hospital X Melhor em Casa na Desospitalização para Atenção Domiciliar”, e contou com a participação de profissionais como Barbara Campagnaro Sarcinelli, assistente social atuante no Projeto Crubixá José Homem Justo (J.H.J) e na Associação Pestalozzi de Ibiraçu, e, Enizete Pegorete Lima, assistente social da Fundação Hospital Maternidade São Camilo.

 

Esta mesa-redonda contou, ainda, com a participação de Graziela Ribeiro Fonseca, enfermeira e coordenadora do Núcleo Interno de Regulação e escritório de Gestão de Alta do Hospital Estadual Dório Silva/ICEPI-ES; de Murilo Campagnaro, enfermeiro e gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracruz, e Nina Mori, médica e diretora da Fundação Hospital Maternidade São Camilo. O debate foi mediado pelo professor e enfermeiro, Alan Diniz Ferreira.

Barbara Campagnaro e Enizete Pegorete, abordaram a importância do assistente social na desospitalização em casos que necessitam de atenção domiciliar. Elas discutiram os principais desafios enfrentados nesse processo e compartilharam suas experiências em Saúde Ocupacional, assim como na Fundação Hospital Maternidade São Camilo. Suas contribuições enriqueceram o debate sobre a atuação multidisciplinar nessa fase de transição do paciente.

Já Graziela Ribeiro, compartilhou suas experiências no processo de desospitalização do HDDS com a implantação do escritório de Gestão de Alta. Sua participação trouxe insights valiosos sobre estratégias eficazes para a transição segura do paciente para a atenção domiciliar. E, Murilo Campagnaro, trouxe sua expertise como coordenador da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no atendimento domiciliar do paciente desospitalizado. Ele abordou o papel crucial da Atenção Básica nesse processo, destacando a importância da articulação entre os diferentes profissionais e serviços envolvidos.

 

Por fim, Nina Mori, médica e diretora da Fundação Hospital Maternidade São Camilo, discutiu a comunicação efetiva entre as equipes intrahospitalares na articulação para desospitalização. Além disso, ela compartilhou sua experiência no HMSC, fornecendo insights sobre a importância da colaboração e integração entre os profissionais de saúde para garantir uma transição suave e segura para a atenção domiciliar.

Outro tema discutido foi a “Multiprofissionalidade e Transição de Cuidados”, que contou com a participação de Eliamara Viana, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família e da Fundação Hospital Maternidade São Camilo; Marta Rossoni, psicóloga e especialista em comportamento suicida; Rosiane Scarpatt Tóffolli, enfermeira e secretária de Saúde da Prefeitura de Aracruz, e Vinicius Maia Braga, médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Norte Capixaba e médico-anestesista da Fundação Hospital Maternidade São Camilo.

 

Durante as explanações, Eliamara Viana destacou o início do atendimento domiciliar do paciente desospitalizado e a importância do treinamento do cuidador, enquanto Marta Rossoni ressaltou a importância da saúde mental do cuidador e a necessidade de cuidar daqueles que cuidam.

Já Rosiane Scarpatt abordou o suporte da rede para casos que necessitam de intervenções pós-hospitalização, com o paciente já em atenção domiciliar, explicando também o ponto de vista da gestão em saúde e os pontos de apoio da atenção básica. Já o médico Vinicius Braga falou sobre a importância dos cuidados de alta complexidade no domicílio e a transição de cuidados.

O Seminário foi organizado pelos universitários do 7º período do curso de Enfermagem da FAACZ, sob a orientação do professor Alan Diniz Ferreira. Além dos estudantes e professores do curso de graduação em Enfermagem e do curso de Psicologia da FAACZ, profissionais da área também participaram do evento.

 

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, “o Seminário promoveu uma importante reflexão sobre a desospitalização e a atenção domiciliar, contribuindo para a formação dos estudantes de Enfermagem e para o aprimoramento dos profissionais da área. A FAACZ demonstrou seu compromisso em abordar temas relevantes relacionados à saúde pública e em proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências para seus alunos e profissionais convidados”.

O professor do curso de Enfermagem da FAACZ, Alan Diniz, ressaltou a importância da atenção domiciliar como uma alternativa viável e eficaz para pacientes que necessitam de cuidados contínuos. Ele destacou que o evento proporcionou insights valiosos sobre as melhores práticas, desafios e oportunidades da articulação entre hospitais e serviços de atenção domiciliar.

 

“Este evento é parte de uma série de debates organizados pela nossa instituição com o objetivo de explorar questões relevantes relacionadas à saúde pública. A atenção domiciliar vem ganhando destaque como uma alternativa viável e eficaz para pacientes que necessitam de cuidados contínuos, permitindo-lhes receber tratamento adequado em seu próprio ambiente, promovendo a qualidade de vida e reduzindo os custos associados à internação hospitalar”, pontuou o professor do curso de Enfermagem.

A aluna Amanda Sousa Rocha, do 3º período de Enfermagem, parabenizou o Seminário pela sua abordagem sobre desospitalização e atenção domiciliar na atenção básica. Ela elogiou a escolha dos convidados e destacou a clareza e objetividade das explanações. Amanda expressou o desejo de que a FAACZ proporcione mais momentos como esse.

“O Seminário trouxe à tona um tema crucial para a melhoria do sistema de saúde atual. A equipe do sétimo período foi incrível pela escolha dos convidados, que conseguiram trazer uma perspectiva bastante abrangente e detalhada sobre o tema central. Os pontos abordados pelos convidados tornaram o evento extremamente enriquecedor. Cada convidado conseguiu passar informações que na minha opinião são complexas de uma forma bastante compreensíveis para todos, nós, alunos de Enfermagem. Espero que a FAACZ nos proporcione mais momentos como esse”, afirmou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 30/06/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste