“Bullying na Escola” é tema de palestra realizada por alunas de Psicologia da FAACZ com estudantes do CEA

Fotos: Keren Hapuc

No dia 21 de maio, os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram de uma palestra esclarecedora sobre bullying. O evento, realizado no auditório da instituição, foi conduzido pelas alunas do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ: Elizabeth Gava de Souza Dellareti Penna, Esther de Sousa Vieira e Indiara Rockffeller de Lima Moreira.

 

A palestra, intitulada “Bullying na Escola”, contou com a presença de professores do Ensino Fundamental e Médio, da coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Stéfani Martins, e da supervisora escolar do CEA, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini. O encontro teve como objetivo abordar a definição, as formas e as consequências do bullying, além de promover a conscientização sobre a importância do respeito às diferenças.

Durante a palestra, as universitárias explicaram o conceito de bullying, definido como “qualquer comportamento agressivo, intencional e repetido, que causa dano físico ou emocional a outro indivíduo”. Foram discutidos os diversos tipos de bullying – físico, verbal, cibernético e social – e a importância de respeitar as diferenças culturais, étnicas, de gênero, de habilidades e de opiniões, destacando que essa diversidade é um patrimônio da humanidade.

 

Elas afirmaram, também, que a prática do bullying envolve sempre um agressor e uma vítima. As palestrantes enfatizaram a relevância da empatia e da tolerância para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Elas incentivaram os alunos do Ensino Fundamental e Médio a ajudarem a prevenir o bullying, ressaltando a importância de intervir, conversando com o agressor, apoiando a vítima e relatando os casos a adultos para prevenir a repetição dessas situações.

As universitárias do curso de Psicologia da FAACZ, promoveram uma dinâmica interativa onde os alunos do CEA puderam compartilhar experiências pessoais de exclusão, testemunho ou vitimização por bullying, além de ações positivas que realizaram para ajudar colegas em dificuldades. Esse momento de troca foi particularmente impactante, gerando reflexões profundas entre os estudantes do Centro Educacional de Aracruz.

 

Nicole Pereira Barbosa, aluna da 2ª Série do Ensino Médio, turma “C”, elogiou a palestra. “As palestrantes explicaram muito bem o assunto e deixaram claro que marcas vão ficar para sempre na vítima de bullying. Uma coisa que gostei muito foi que elas explicaram que o bullying pode ser muitas vezes sutil, por meio de ‘brincadeiras’ que magoam um dos colegas, por exemplo”, comentou a estudante do Ensino Médio.

Ela destacou ainda que as palestrantes mostraram que o bullying muitas vezes revela mais sobre o agressor do que sobre a vítima, mencionando que agressores geralmente enfrentam suas próprias inseguranças e podem agir movidos por preconceitos, incluindo misoginia.

 

“Outro ponto interessante que elas falaram é que o bullying diz mais sobre o agressor do que sobre a vítima. Geralmente, eles se sentem tão inseguros que precisam apontar as diferenças em outra pessoa. Além disso, uma das palestrantes mostrou que o bullying pode estar associado a questões de misoginia e preconceito”, completou Nicole.

Coordenadora do curso de Psicologia ao centro com as aulas do 9º período.

A estudante da 2ª Série do Ensino Médio do CEA concluiu dizendo que os depoimentos das vítimas de bullying foram muito impactantes e que a palestra reforçou a importância das redes de apoio dentro da escola. Ao final do encontro, as palestrantes encorajaram todos a utilizarem as redes de apoio disponíveis dentro do ambiente escolar e a agirem contra o bullying sempre que necessário.

 

O evento foi uma oportunidade valiosa para sensibilizar a comunidade escolar sobre a gravidade do bullying e a necessidade de ações coletivas para preveni-lo e combatê-lo. Essa iniciativa educacional do CEA, em parceria com a FAACZ, mostra-se essencial para a formação de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, onde o respeito e a compreensão mútua são fundamentais.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 28/05/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste