Bem-estar emocional durante a gravidez é tema de intervenção no CRAS do Morobá
![](http://www.faacz.com.br/portal/wp-content/uploads/2024/06/foto_18_06_24_01.jpg)
Estudantes do curso de Psicologia da FAACZ com os kits natalidade.
Graziele Pasolini, Lesly Malovini Bozi, Maycon de Oliveira Matos e Xayane Gabriélli Broetto, estudantes do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, realizaram uma importante intervenção no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Morobá, em Aracruz, com o tema “Bem-estar emocional durante a gravidez: Cuidando de si mesma para cuidar do seu bebê”. A atividade foi orientada pela professora Marta Rossoni, que além de lecionar no curso de Psicologia, é membro do Comitê de Extensão da faculdade.
O trabalho integra a temática “Diversidade”, abordada pelo Comitê de Extensão, e visou refletir sobre as práticas e a acessibilidade da Psicologia em diferentes espaços. O projeto, intitulado “Psicologia Itinerante: Diversidade em Diversos Segmentos”, teve como objetivo orientar as mães gestantes, oferecer informações relevantes sobre o período da gestação e proporcionar uma escuta atenciosa às futuras mães.
Durante a intervenção, foram realizadas diversas atividades, incluindo uma palestra informativa, uma dinâmica de escuta das gestantes e a entrega de kits natalidade. A metodologia adotada pelos estudantes incluiu uma pesquisa abrangendo temas como “Autoconhecimento e Aceitação”, “Comunicação Eficaz”, “Construção de uma Rede de Apoio”, “Gerenciamento do Estresse”, “Preparação para a Maternidade e Autocuidado”. Um dos pontos altos da atividade foi a dinâmica “Círculo de Compartilhamento de Emoções”, que proporcionou um espaço seguro para as gestantes compartilharem suas experiências e sentimentos.
O estudante Maycon de Oliveira Matos destacou a importância da experiência: “Estou muito feliz por ter participado desse momento. Fomos muito bem recebidos pelos agentes do CRAS. Durante a palestra, uma das mães compartilhou como estava sendo o processo da gravidez e foi muito importante ela ter trazido como lidava com o estresse gerado por isso. Como futuros profissionais, essa experiência de escuta foi bastante relevante para nossa formação”.
A aluna Xayane Gabriélli Broetto também ressaltou o valor da atividade para sua formação universitária: “Esse momento foi edificador em nossa formação acadêmica, pois conseguimos compartilhar com as mães sobre o cuidado durante o período da gravidez e conseguimos escutar o depoimento de uma mãe que compartilhou sobre os seus sentimentos durante sua segunda gestação”.
Para Graziele Pasolini, a intervenção foi uma oportunidade enriquecedora: “Esse momento vivenciado, por nós, foi muito rico para a nossa trajetória acadêmica. Fomos recebidos e muito bem acolhidos por toda equipe do CRAS. Conseguimos passar informações importantes sobre o cuidado durante a gestação, e realizar uma escuta das mães ali presentes. Também tivemos um momento de relatos das mães, onde a mãe Vanessa compartilhou os sentimentos durante a gravidez do seu segundo filho. Essa experiência foi bastante relevante para a nossa formação”.
Lesly Malovini Bozi expressou sua gratidão pela oportunidade de impactar positivamente a vida das gestantes: “Palestrar no CRAS para mulheres gestantes sobre saúde mental foi uma experiência incrível e gratificante. Poder compartilhar conhecimentos sobre cuidados pré-natais, saúde do bebê e preparação para a maternidade é uma oportunidade única de impactar positivamente a vida delas e de seus futuros filhos. É emocionante ver o interesse e a dedicação dessas mulheres em aprender e se preparar para essa fase tão importante de suas vidas. Estou honrada por poder contribuir para o bem-estar delas e para uma gestação mais saudável e feliz”.
A intervenção dos estudantes da FAACZ no CRAS do Morobá demonstra a relevância e a eficácia das atividades extensionistas na promoção da saúde mental e do bem-estar das gestantes, reafirmando o compromisso da instituição com a formação acadêmica integral e a responsabilidade social. Essa atividade realizada pelos universitários de Psicologia é um exemplo de como a faculdade pode se integrar à comunidade, além de contribuir para uma maternidade mais saudável e consciente.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 18/06/2024