Alunos de Enfermagem participam de Ação Municipal em Saúde na Comunidade do Sauê em Aracruz

Fotos: Divulgação

Universitários do curso de Enfermagem da FAACZ participaram de uma Ação em Saúde realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sauê. Após convite da enfermeira, Sueli do Nascimento Ferreira, que é responsável por esta unidade. Firmando, assim, parceria com a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz. O evento aconteceu, no último dia 27, na comunidade do Sauê e contou ainda com a participação da Associação Amigos da Justiça, com o Projeto Saber Viver “Construindo Novas Vivências”.

 

“A participação dos acadêmicos possibilita a vivência da realidade do enfermeiro na Atenção Básica, permitindo o cumprimento de nossas atividades que são muitas, como, por exemplo, coleta de preventivo, exames das mamas, prescrição de exames e medicamentos, consulta de Enfermagem, atendimento direto aos pacientes, atividades coletivas e educativas, registros do atendimento de Enfermagem em prontuários. Enfim, a gerência de todos esses serviços”, pontuou a enfermeira Sueli.

 

Na ocasião, foram ofertados à comunidade do Sauê os serviços de Saúde como preventivos e exames das mamas, atendimento com assistente social da Saúde, atendimento com enfermeira, testes rápidos ISTs, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de orientações específicas para as gestantes e entrega de quites para os bebês.

 

Também participaram da ação a equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz, prestando orientação a comunidade do Sauê sobre o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outras informações. Acompanhando os universitários da FAACZ nas atividades estava a preceptora do curso de Enfermagem, Sheila da Penha Moraes Santos.

Quem participou do evento, pôde conferir as oficinas de Ginástica e Dança Sênior, bem como fazer cortes de cabelos gratuitos. Tudo isso, foi possível, por meio do Projeto Saber Viver “Construindo Novas Vivências”, da Associação Amigos da Justiça, que realiza esse trabalho em Barra do Riacho e nas comunidades da Orla de Aracruz.

 

“O principal objetivo da ação foi à Saúde da Mulher na comunidade do Sauê. A FAACZ se fez presente com acadêmicos de Enfermagem que realizaram um atencioso trabalho, com exames. Na oportunidade, a comunidade participou e foi acolhida por todos os técnicos e o objetivo da ação, que foi dar informações, orientações para prevenção e manutenção da Saúde para melhoria e qualidade de vida da comunidade foi alcançada”, afirmou Eliane Tartaglia, coordenadora do Projeto Saber Viver.

 

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene, essas ações, vinculadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), onde há interação entre os alunos de Enfermagem e a comunidade, acrescenta muito no processo de ensino-aprendizado, pois são articuladas junto aos profissionais de Saúde de uma UBS no cuidado à população.

 

“Prestar esse cuidado através da parceria já consolidada com a Secretaria Municipal de Saúde, nos faz acreditar que estamos fazendo nosso melhor, para os acadêmicos, como também para a comunidade. Exige uma comunicação bastante interessante com essa rede já integrada. Ressalto também que, tais ações foram e são articuladas com outros atores do campo da Saúde. Todos esses profissionais, como também nossos futuros enfermeiros estão envolvidos em promover discussões para a concretização e efetivação dos direitos da nossa população”, destacou Arivabene.

Veja a opinião dos estudantes da FAACZ sobre a ação realizada

 

“Para nós, acadêmicos de Enfermagem, é muito importante participar de eventos como este, pois, nos permite colocar em prática o que estudamos em sala de aula, bem como nos dá autonomia e segurança para realizar ações, procedimentos e também traz o sentimento de realização como futuro profissional da saúde. E, o mais importante, ações como esta incentiva o autocuidado, transmiti o saber e conhecimento para as pessoas, fortalece vínculos e promove saúde, o que impacta diretamente e de maneira positiva, em indicadores da Saúde”. Denise Terci Laporti, aluna do 6º período.

 

“Muito bom termos convite para esse tipo de evento. Vejo como oportunidades de praticar o que estamos aprendendo e, consequentemente, fazer saúde para comunidade”, Beatriz Araújo Krauze, estudante do 6º período.

 

“Foi muito importante participar do evento enquanto acadêmica de Enfermagem, pois realizamos ações de Educação em Saúde, como por exemplo, aferição de pressão, teste de HGT e testes rápidos IST’s. Foi um momento muito bom tanto para nós acadêmicos, quanto para a população, que pôde receber os cuidados que estávamos realizando, além de poder tirar dúvidas e aprender mais sobre sua própria saúde”. Karolina Fraga Loyola, aluna do 8° período.

“Ações como a realizada na praia do Sauê, nos auxiliam ainda mais no estudo de campo, na prática. Nós, como acadêmicos de Enfermagem, nesse período estamos em campo, na área da Saúde da criança e da mulher. Tivemos a honra em poder estar presente, realizando exames rápidos como de sífilis, HIV, gonorreia, hepatites B e C, portanto, com a prática vamos nos aperfeiçoando com as técnicas e condutas”. Amanda Campagnaro Alves, estudante do 6º período.

 

“Esses eventos são importantes para que o acadêmico conheça e tenha uma visão sobre as questões sociais presentes na Atenção Primária, a Assistência em Saúde a comunidade, bem como a função e a importância do enfermeiro dentro das Unidades Básicas de Saúde”. Gabriela Alpoim Cuzzuol, aluna do 10° período.

 

“A interação enfermeiro com a comunidade é imprescindível, pois proporciona a criação de vínculo e o seu fortalecimento, o que possibilita melhorias nas estratégias e assertividade na execução, favorecendo na qualidade da assistência. Ações como essas trazem a comunidade para mais perto e nos permite, enquanto futuros enfermeiros, vivenciar a importância do enfermeiro como educador e propagador de informações pertinentes à saúde da comunidade afim de trazer melhoria para a saúde da população, além de captar e identificar possíveis agravos a saúde”. Ada Sara Paiva Martins, estudante do 10º período.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste