Professora do curso de Psicologia da FAACZ promove palestra sobre prevenção ao suicídio na Emflora em alusão ao “Setembro Amarelo”

Fotos: Divulgação

No dia 16 de setembro, a psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), Marta Rossoni, esteve na unidade Aracruz da Emflora, onde conversou com os colaboradores da empresa sobre a prevenção ao suicídio e a importância da saúde mental. O encontro fez parte das ações do “Setembro Amarelo”, campanha nacional dedicada à valorização da vida e prevenção ao suicídio.

 

O convite para a palestra partiu da técnica de Enfermagem do Trabalho, Denise de Almeida Reis, e foi formalizado ao coordenador de ensino e pós-graduação da FAACZ, professor Marcos Halasz. A iniciativa visou conscientizar os funcionários da Emflora sobre o crescente índice de suicídios no Brasil e no mundo, com foco nas ações preventivas e na necessidade de cuidar da saúde mental.

 

Na ocasião, Marta Rossoni destacou a complexidade e delicadeza do tema, afirmando que o suicídio é uma consequência de um grave sofrimento mental. “Esse tema ‘suicídio’ é muito sensível e difícil de abordar, pois pode estar acontecendo com alguém próximo a nós”, disse. A psicóloga explicou que o ato de tirar a própria vida costuma ser resultado de um extremo sofrimento e de uma incapacidade da pessoa em lidar com seus problemas.

Dados preocupantes reforçam a urgência dessa discussão. Nos últimos três anos, o município de Aracruz registrou oito casos de suicídio, todos utilizando o mesmo método, o que acende um alerta. Marta enfatizou que uma rede de apoio familiar e social pode ser um fator de proteção importante. No entanto, conforme pontuou, os casos continuam a crescer.

 

A professora também apresentou dados alarmantes sobre o impacto do suicídio entre crianças e adolescentes. “Nos preocupam especialmente os dados de crianças e adolescentes entre 7 e 10 anos que já apresentam tentativas de suicídio. Cerca de 5% dessas crianças tentam tirar a própria vida. O que está acontecendo com nossas crianças?”, questionou Marta.

 

Entre os fatores que podem levar ao suicídio, a psicóloga destacou o bullying, crimes sexuais, não aceitação da orientação sexual, além de rigidez familiar e religiosa. Outro ponto relevante abordado por ela foi o uso de álcool e drogas, presentes em 15% dos casos de suicídio. A violência doméstica e a dependência emocional também foram mencionadas como causas em 60% das tentativas de suicídio.

A ampliação das políticas públicas e o fortalecimento da rede de atendimento à saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), também foram temas debatidos. Segundo Marta, é crucial que a sociedade se envolva ativamente na prevenção, por meio da psicoeducação em espaços como escolas, empresas e igrejas.

 

Para técnica de Enfermagem do Trabalho da Emflora, Denise de Almeida Reis, o encontro trouxe conscientização e aprendizado. “Tenho certeza que o bate-papo com a psicóloga e prof.ª Marta Rossoni foi de grande importância para todos nós. Aprendemos a importância do autocuidado e da atenção aos sinais de alerta em nós mesmos e nas pessoas ao nosso redor”, declarou Denise.

 

O “Setembro Amarelo” é um momento de reflexão e ação, e a palestra da professora do curso de Psicologia da FAACZ e psicóloga, Marta Rossoni, reforçou a necessidade de cuidar da saúde mental e da vida como um todo, promovendo uma cultura de acolhimento, compreensão e suporte mútuo junto aos colaboradores na unidade de Aracruz, da Emflora.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 27/09/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste