Curso de Psicologia da FAACZ promove debate sobre maternidade e desenvolvimento humano

Universitários de Psicologia participam de uma intensa discussão sobre maternidade e seus impactos sociais, explorando questões emocionais, culturais e estruturais dessa experiência. Foto: Divulgação

Neste semestre, os alunos do 2º período do curso dePsicologia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) têm mergulhado em uma profunda discussão sobre maternidade e seus impactos sociais. A disciplina de “Psicologia e Desenvolvimento Humano”, ministrada pela professora Danielle Guss Andrade, está explorando os processos de gestar, parir, violências obstétricas e o puerpério, sob o tema central “O Mito do Amor Materno e seus Impactos na Vida Social”.

 

De acordo com a professora Danielle, o debate é essencial para compreender as complexidades em torno da maternidade e os reflexos dessas questões nas dinâmicas familiares e sociais. “Ao adentrarmos nesta temática, trouxemos a história do amor materno”, afirmou a docente da FAACZ, destacando que a literatura e a história revelam como a imagem da maternidade foi construída ao longo dos séculos.

 

“A literatura traz para nós o quanto duas figuras básicas do feminino circulam em nosso imaginário social: Eva e Maria. O pensamento cristão traz essas histórias e, com elas, vemos que Eva ganhou um símbolo do mal. Já a figura de Maria, ganha uma visão de pureza, renúncia e dedicação”, explicou Danielle. Segundo ela, a partir do século XVIII, a maternidade passou a ser associada a uma romantização dessa relação entre mãe e filho, refletindo a idealização da figura materna a partir da imagem de Maria.

 

Entretanto, a professora destacou que essa visão nem sempre foi a norma. Documentos históricos revelam que, até o século XVIII, os bebês raramente eram cuidados por suas mães biológicas, sendo as amas de leite responsáveis pelos cuidados nos primeiros anos de vida. Somente no final do século XVIII começou a exaltação do amor materno, que passou a centralizar a figura da mãe no desenvolvimento dos filhos.

 

“O perigo desta narrativa”, alerta a docente da FAACZ, “é que ela gera a culpabilização das mães. Cria-se uma imagem do que é ser uma ‘boa mãe’ e, aquelas que não se encaixam nessa idealização, são vistas como más mães”. Esse ideal de maternidade também coloca a mulher como a única responsável pelo sucesso ou fracasso no desenvolvimento da criança.

 

A disciplina “Psicologia e Desenvolvimento Humano” também instiga os alunos do curso de Psicologia a refletirem sobre os desafios da maternidade no contexto contemporâneo. No século XXI, novos questionamentos surgem sobre os papéis sociais atribuídos às mães, considerando outros fatores que influenciam o desenvolvimento de uma criança, como o envolvimento de outros membros da família, condições econômicas, acesso à educação, práticas esportivas e culturais, além da problemática do trabalho infantil.

 

Essa abordagem crítica da professora Danielle Guss Andrade na disciplina “Psicologia e Desenvolvimento Humano”, com os estudantes do 2º período do curso de Psicologia, oferece aos futuros psicólogos da FAACZ uma compreensão mais ampla dos desafios e mitos relacionados à maternidade, abrindo espaço para debates que vão além da romantização da figura materna e suas implicações na sociedade atual.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                                 
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 11/09/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste