“Educação Financeira”: Alunos do Centro Educacional de Aracruz participam de bate-papo com professor da FAACZ

Fotos: Alessandro Bitti

Os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo esclarecedor sobre “Educação Financeira”. O evento aconteceu no miniauditório da escola, no dia 12 de junho, e contou com a participação do professor Robson Moro Aioffi, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz).

 

Esta atividade faz parte do projeto do CEA intitulado “Me Preparando para Boas Escolhas”. O objetivo do encontro foi fornecer dicas práticas para os alunos do Ensino Médio sobre como se organizar financeiramente, especialmente para aqueles que estão entrando ou já entraram no mercado de trabalho. A atividade contou com a participação dos professores Victor Cometti Borlini (Geografia) e Bruno Ferreira Costa (Matemática), além da supervisora escolar Ana Paula Pereira da Silva Bertolini.

 

Durante o bate-papo, o professor Robson apresentou diversas matérias jornalísticas focadas na economia brasileira e internacional, destacando pontos relevantes para a geração Z e as atuais gerações. Foram discutidos temas como os hábitos de consumo contemporâneos, a crescente taxa de envelhecimento da população brasileira e seu impacto na economia e na previdência social no Brasil.

O professor destacou uma projeção significativa: “Em 1950, a população brasileira era uma das mais jovens do mundo. Em 2100, o Brasil será o 10º maior país em proporção de idosos, com 39% da população pelo menos sexagenária. Será mais do que a França (36%) e muito além de países com ponto de partida semelhante, como Angola, que terá 15% da população com 60 anos ou mais”, afirmou Robson.

 

Para auxiliar os estudantes do CEA na gestão financeira, o professor Robson apresentou sete dicas essenciais: 1) Comece a fazer o seu dinheiro crescer; 2) Controle seus gastos; 3) Multiplique seus rendimentos; 4) Proteja seu tesouro contra a perda; 5) Faça do lar um investimento lucrativo; 6) Assegure uma renda para o futuro; e 7) Aumente sua capacidade de ganhar.

 

No encerramento da apresentação, o professor Robson recomendou uma seleção de livros que podem auxiliar os estudantes a aprofundarem seus conhecimentos em “Educação Financeira”. Entre os títulos sugeridos estavam “O homem mais rico da Babilônia”, “Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho”, “Investindo em ações no longo prazo”, “O investidor de bom senso”, “O investidor inteligente” e “Charlie Munger: O investidor completo”.

Em suas considerações finais, o professor enfatizou a importância de uma vida financeira saudável para garantir uma velhice tranquila. “Todo esse conjunto de informações serve para que você estruture uma vida financeira minimamente saudável para sua velhice. O melhor investimento que você pode fazer nesse momento é na sua educação: Invista em você. Tenha consciência dos seus gastos e os mantenha sob controle. Além disso, tenha um estilo de vida abaixo de suas posses”, aconselhou o docente da FAACZ.

 

Com esta iniciativa, o Centro Educacional de Aracruz reafirma seu compromisso em preparar seus estudantes para fazerem boas escolhas e enfrentar os desafios financeiros do futuro de forma mais consciente e informada. O bate-papo foi uma iniciativa valiosa do CEA para preparar seus alunos para decisões financeiras responsáveis, refletindo o compromisso da instituição com a formação integral de seus alunos, sejam do Ensino Fundamental ou Médio.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                                  
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 21/06/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste