Atividade remota na FAACZ explora potencial da inteligência artificial na otimização de processos de recrutamento

Imagem feita com recurso do Microsoft Teams.

Em uma iniciativa inovadora, o professor Guilherme Induzzi Rosalem, da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), aplicou uma atividade remota aos alunos dos 5º, 7º e 9º períodos do curso de Engenharia Mecânica, no último dia 06 de junho. A proposta envolveu a exploração do potencial da inteligência artificial na otimização de processos de recrutamento, com foco na disciplina de “Engenharia e Gestão de Manutenção”.

 

Na atividade, os alunos foram desafiados a criar currículos personalizados para vagas específicas encontradas no LinkedIn, utilizando o ChatGPT, uma avançada ferramenta de geração de texto. Essa abordagem permitiu aos estudantes aplicar seus conhecimentos teóricos em manutenção, combinados com técnicas de inteligência artificial, para desenvolver currículos adaptados às demandas específicas do mercado de trabalho e da vaga em questão.

 

De acordo com o professor Rosalem, a atividade visava não apenas expandir o entendimento dos alunos sobre a importância da personalização no processo de seleção, mas também prepará-los para desafios futuros na área de Engenharia Mecânica. “É fundamental que os estudantes compreendam como a tecnologia, como a inteligência artificial, pode ser uma aliada poderosa na sua formação e no seu desenvolvimento profissional”, destacou o docente.

 

Um dos alunos participantes, Ryan Loureiro Coutinho Gonçalves, do 5º período, elogiou a abordagem adotada na atividade: “Gostei bastante da aula, e principalmente da introdução da ferramenta ChatGPT que por muitos é malvista, porém, se usada da maneira correta, se torna uma aliada importante. Muito relevante a introdução de novas tecnologias no aprendizado”.

 

A atividade não apenas proporcionou aos universitários uma compreensão mais profunda sobre a integração entre teoria e prática, mas também os capacitou a enfrentar os desafios do mundo real com criatividade e eficácia. Ao desenvolverem seus currículos com a ajuda do ChatGPT, os estudantes de Engenharia Mecânica demonstraram habilidades de adaptação e inovação, características essenciais em um mercado de trabalho em constante evolução.

 

Em resumo, a atividade de “Práticas Inovadoras em Engenharia e Gestão de Manutenção” na FAACZ proporcionou uma experiência prática valiosa, integrando conceitos teóricos com tecnologia de ponta. Além disso, preparou os universitários de Engenharia Mecânica para enfrentar os desafios do mundo real com criatividade e eficácia, destacando a importância da adaptabilidade e da inovação no âmbito profissional.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 10/06/2024

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste