Estudantes da FAACZ promovem conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista em escolas de Aracruz

Em alusão ao abril azul, mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes dos cursos de Psicologia e Direito da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) uniram esforços para realizar uma série de atividades educativas nas escolas do município de Aracruz. Entre os dias 08 e 10 de maio, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz e o Centro Educacional de Aracruz (CEA) foram palco para a disseminação de informações importantes sobre o TEA e a promoção da interação com a comunidade local.

Sob orientação dos professores Júlia Carvalho dos Santos, do curso de Psicologia, e Ronaldo Félix, do curso de Direito, os universitários se engajaram em atividades que visavam desmistificar questões relacionadas ao TEA e combater os preconceitos oriundos do capacitismo. Participaram da iniciativa alunos como Taissa Guastti Pignaton, Jane Milena Fraga Basto, Thalya de Souza Sant’Anna, Erica Pani Miranda, Renzzo Aguilar de Souza e Julia de Jesus Guimarães, do curso de Psicologia, e a aluna do 1º período de Direito, Hanna Dallabianca Veiga, responsável por abordar as questões jurídicas pertinentes ao tema.

O Transtorno do Espectro Autista é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta no início da infância, afetando principalmente a comunicação, a interação social e os padrões comportamentais. A forma singular como o TEA se apresenta nos indivíduos levou à adoção do termo “espectro” nos diagnósticos, ressaltando a multiplicidade de manifestações e a necessidade de acompanhamento multiprofissional.

 

Profissionais da saúde, como médicos psiquiatras, neurologistas e psicólogos, desempenham um papel fundamental no diagnóstico e no suporte necessário para pessoas com TEA. É crucial também o conhecimento dos direitos sociais e das políticas públicas existentes para garantir a cidadania das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

“Nossos estudantes aprendem ao longo do curso de Psicologia a avaliar o desenvolvimento infantil e detectar precocemente os sinais do TEA, além de conhecerem os direitos sociais e políticas públicas para um trabalho eficaz nas redes socioassistenciais e de saúde”, explicou a professora Júlia Carvalho dos Santos.

 

Já no curso de Direito, além do aprendizado das legislações brasileiras, destaca-se a importância de tornar esses conhecimentos acessíveis à população, promovendo a conscientização sobre direitos. Dessa forma, a ação realizada pelos estudantes da FAACZ foi pensada para alcançar o público estudantil, contribuindo para a eliminação de preconceitos e bullyings através da disseminação de informações qualificadas.

 

Renzzo Aguilar de Souza, aluno do 5º período de Psicologia, que participou ativamente da ação na escola Monsenhor, afirmou: “Participar desse momento de conscientização e compartilhamento de conhecimentos foi uma oportunidade de aprofundar meus próprios entendimentos sobre a temática”.

Jane Milena Fraga Basto e Julia de Jesus Guimarães, estudantes do 7º período de Psicologia, que já desenvolvem trabalhos com o público autista infantil, expressaram sua satisfação em compartilhar conhecimento e retornar às instituições escolares onde concluíram o Ensino Médio.

 

As ações educativas realizadas integram o escopo de atividades do Comitê de Extensão da FAACZ, no qual os professores, Ronaldo e Júlia, fazem parte como membros efetivos. Essa iniciativa demonstra o compromisso da faculdade e de seus alunos e docentes em promover a inclusão e a conscientização sobre questões relevantes para a sociedade, fortalecendo laços com a comunidade local e contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                               
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 20/05/2024

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