Calouros da FAACZ participam de cursos de nivelamento em Tecnologias da Educação Aplicadas, Língua Portuguesa e Matemática

Ingressantes de graduação participam do Programa de Nivelamento da FAACZ. Fotos: Alessandro Bitti

Esta semana, calouros dos cursos de graduação da FAACZ participaram das aulas presenciais do Programa de Nivelamento da faculdade. Esse curso é uma atividade complementar obrigatória, composto pela aplicação de disciplinas básicas e que tem como objetivo aprimorar as atividades de raciocínio dos ingressantes dos diferentes cursos de graduação. O programa é gratuito e planejado anualmente.

 

As aulas de Nivelamento presenciais aconteceram nos dias 13, 15 e 16 de fevereiro e vão mesclar atividades presenciais e remotas, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem da faculdade, o FAACZ Virtual. O Programa de Nivelamento tem como estratégia, a oferta de aulas teóricas, com conteúdo básico das disciplinas de: Língua Portuguesa, Matemática (Lógica) e Tecnologias da Educação Aplicadas.

 

Na disciplina de Tecnologias da Educação Aplicadas, o professor Adriano Rui apresentou, no dia 13, a plataforma utilizada na faculdade, o FAACZ Virtual, bem como o Sistema Educacional e a Biblioteca Virtual, além de trabalhar alguns conceitos de microinformática (Excel, Word e Power Point), formulários e documentos online. A aula dessa disciplina continua de forma remota, pela Plataforma Teams da Microsoft, no dia 27 de fevereiro, a partir das 19 horas.

 

Prof. Adriano apresenta aos calouros a plataforma de ensino utilizada na faculdade, o FAACZ Virtual.

“É de suma importância este nivelamento que a faculdade oportuniza aos seus novos alunos, pois facilita o ingresso desses estudantes na dinâmica de ensino que acontece num curso de graduação. Além disso, garante uma aprendizagem de fato, pois subsidia os discentes acerca de elementos básicos, de forma que prossigam em seus estudos e consigam compreender os conteúdos específicos do curso de graduação, por eles escolhidos”, afirmou o professor Adriano.

 

Foram trabalhados até o momento, na disciplina de Tecnologias da Educação Aplicadas: Alteração de senha e inserção de foto do perfil na plataforma FAACZ Virtual; enviar e responder uma mensagem em tempo real; responder ao fórum de discussão; realizar uma atividade de questionário na própria plataforma; como salvar documentos no formato PDF; criar um documento do Word on-line, na qual os alunos poderão contribuir em grupo, uma atividade de forma on-line.

 

Já na disciplina de Língua Portuguesa, a professora Lidimara Soares Monteiro, trabalhou, no último dia 15, a parte de ortografia e principais erros de grafia, bem como a interpretação e produção textual. A aula continua de forma remota, pela Plataforma Teams da Microsoft, na quarta-feira (1º/03), a partir das 19 horas.

 

Prof.ª Lidimara revisa conteúdos escolares que são pré-requisitos às práticas de leitura e escrita.

“O propósito principal do Nivelamento de Língua Portuguesa é oportunizar aos participantes uma revisão de conteúdos escolares que são pré-requisitos às práticas de leitura e escrita, uma vez que essas habilidades são fundamentais para o exercício de todas as profissões, proporcionando, por meio de explicações e de atividades, a apropriação de conhecimentos esquecidos ou não aprendidos”, pontuou a professora Lidimara.

 

Na disciplina de Língua Portuguesa, os conteúdos são: Gêneros discursivos da esfera literária e acadêmica que serão trabalhados a partir das práticas da leitura, oralidade, escrita e análise linguística. 1- Leitura: Conteúdo temático, interlocutor, finalidade do texto, intencionalidade, argumentação, contexto de produção, intertextualidade, vozes e discursos ideológicos presentes no gênero.

 

2- Escrita: Informatividade, referência textual, elementos composicionais do gênero, tópicos gramaticais. 3- Análise linguística: Marcas linguísticas: coesão, coerência, funções das classes gramaticais no texto, pontuação, recursos gráficos, progressão referencial, regras ortográficas, operadores argumentativos, concordância verbal e nominal, relação de causa e consequência entre as partes de texto.

 

Prof. Patrik trabalha com os calouros os conceitos gerais de Matemática do Ensino Médio.

Já na disciplina de Matemática, na aula presencial do dia 16, o professor Patrik Borges do Nascimento Leal abordou os conceitos gerais de Matemática do Ensino Médio de modo a preparar os alunos para o decorrer dos respectivos cursos superiores. Estão sendo trabalhos com os calouros os conteúdos de Matemática: Regra de Três, Equação do Primeiro Grau, Porcentagem. A aula de Matemática continua de forma remota, pela Plataforma Teams da Microsoft, no dia 02 de março (quinta-feira), a partir das 19 horas.

 

Segundo o professor Patrik, os alunos ingressantes chegam de realidades diferentes e, possivelmente, com defasagens surgidas ao longo do Ensino Médio daí a importância do Nivelamento em Matemática e Raciocínio Lógico.

 

“Há alguns anos estamos percebendo que os alunos chegam do Ensino Médio no Superior com alguma defasagem de conhecimento, e, isso aumentou ainda mais com a pandemia de Covid-19. Por isso, independente do curso superior que esse aluno irá fazer, as aulas de nivelamento proporcionam aos calouros a oportunidade de trabalhar a habilidade de resolver situações-problemas, que se relacionam com cada um dos cursos oferecidos pela FAACZ”, explicou Leal.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 17/02/2023

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste