Setembro Amarelo: Professora da FAACZ do curso de Psicologia fala sobre prevenção ao suicídio

A prof.ª e psicóloga Marta Rossoni com o estudante do 8º período do curso de Psicologia da FAACZ, Welington Nascimento Ribeiro Filho. Foto: Divulgação

Universitários do curso de Psicologia da FAACZ e a professora e psicóloga, Marta Rossoni, participaram de um evento, no último dia 14, realizado pelo Instituto Ponte para a Vida, com sede em Vitória. O evento aconteceu no teatro do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Aracruz. Na ocasião, a prof.ª Marta foi a palestrante da noite e falou sobre prevenção ao suicídio em prol do “Setembro Amarelo”, campanha de valorização da vida.

 

Segundo a psicóloga o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. “Desde março de 2020 até o presente momento, temos presenciado os impactos da pandemia no agravamento da saúde mental. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama”, pontuou a docente da FAACZ.

 

De acordo com Marta, a pandemia intensificou quadros de ansiedade e depressão, assim como sobrecarga e estresse pelo acúmulo de tarefas nos casos em que se sobrepuseram atividades domiciliares de trabalho e estudos. Também gerou um clima de incerteza e insegurança diante de um contexto desconhecido, além do luto pelas perdas reais ou de expectativas não realizadas, apontando inclusive para um aumento das tentativas de suicídio frente a um cenário pandêmico.

 

A professora da FAACZ e palestrante da noite relatou: “Este tipo de evento além de importante para os alunos de Psicologia nos traz reflexões sérias sobre os motivos e a prevenção ao suicídio. Desde 2014, que o mês de setembro foi escolhido para promover ações de prevenção ao suicídio que propiciem espaço para debates, de forma a divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Por isso, sempre estarei à disposição para eventos desta magnitude”.

 

“Tive uma oportunidade de estar ao lado de uma autoridade na Psicologia, falando sobre um assunto de suma importância na nossa sociedade, suicídio. Sempre é bastante enriquecedor para a vivência e experiência acadêmica e profissional. O acolhimento, a escuta e a empatia são as principais formas de cuidar de uma vida”, afirmou o estudante do 8º período do curso de Psicologia da FAACZ, Welington Nascimento Ribeiro Filho.

 

Centro de Referência das Juventudes

 

O CRJ de Aracruz oferece gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, sala de informática, passeios e acompanhamento de equipe interdisciplinar. O espaço está localizado na Rua Quintino Loureiro, n.º 234, no Centro de Aracruz. O imóvel cedido pela Prefeitura para o Governo do Estado do Espírito Santo tem três pavimentos, com salas multiuso, de dança, espaços de convivência, laboratório de informática, espaço para a prática de esportes e teatro anexo, com capacidade para 300 pessoas.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 21/09/2022

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste