Em novembro: Universitários lembram o Dia da Consciência Negra

Foto: Divulgação

 

Durante o mês de novembro, a FAACZ reforçou um dos pontos centrais de sua missão institucional, que é contribuir por uma educação superior de qualidade e na formação de profissionais éticos. A faculdade busca permanentemente diminuir a desigualdade étnico-racial em seu ambiente acadêmico, por isso, incentivou a exposição de banners e fotos que valorize a cultura negra e afirme que: Consciência Negra é todos os dias.

 

Orientados pelo professor Arismar Manéia, alunos de Administração, Pedagogia e das Engenharias de Produção e Mecânica refletiram sobre a importância de superar barreiras raciais. “Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra tem por objetivo promover a valorização da cultura negra em nosso País. A data lembra o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695”, explicou Manéia.

 

Ainda de acordo com o professor Arismar, que é presidente e membro do Comitê de Extensão da faculdade, “é preciso garantir a aplicação da Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da história da África, da luta dos negros no Brasil e da cultura afro-brasileira na formação da sociedade nacional nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, públicas e privadas, do País. Precisamos desconstruir estereótipos”.

 

Para Rodrigo Correa de Jesus, estudante de Pedagogia, “participar de atividades como a proposta pelo Comitê de Extensão faz com que entendamos o contexto histórico e, ao mesmo tempo, nos oportuniza relembrar a luta pela democracia racial. Foi muito bom aprender coisas novas sobre a origem da data comemorativa ao Dia da Consciência Negra, que envolveu uma luta cultural, mas também política”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste