Estudantes de Pedagogia conversam com representantes do 25º Grupo de Escoteiro Jequitibá

Foto: Divulgação

 

Os estudantes do Módulo 1 / 2º Ciclo de Pedagogia da FAACZ receberam, no último dia 16, uma visita da pedagoga e diretora de métodos educativos, do 25º Grupo de Escoteiro Jequitibá de Aracruz, Angela Luiza Pizetta Altoé Domene e a escoteira Shirlene Mass, que falaram sobre o movimento “Escoteiros do Brasil”, que tem como objetivo o desenvolvimento humano em seus vários aspectos, priorizando a construção de valores por meio de práticas solidárias e colaborativas.

 

Angela explicou que a proposta do movimento é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa (ou Compromisso) e na Lei Escoteira (ou Lei do Escoteiro), e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

 

Após uma breve apresentação sobre o tema, a escoteira Shirlene desenvolveu uma atividade com os universitários, onde todos puderam participar ativamente, por meio de uma dinâmica que tinha como proposta “fazer com o outro o que queremos que façam com a gente”. A dinâmica consistiu em passar um ursinho de pelúcia na roda que foi formada em sala de aula e cada pessoa deveria desenvolver uma ação com ele.

 

Depois que o urso passou por todos os integrantes do grupo, a escoteira orientou que cada colega repetisse a mesma ação que havia tido com o ursinho, mas agora com o colega ao lado. A professora da FAACZ, Nubia Rosetti do Nascimento, acompanhou toda a atividade e afirmou: “Confesso que não conhecia muito sobre o referido movimento e fiquei encantada com os princípios que o regem, pois acredito que uma verdadeira transformação social começa em cada um de nós e nas ações que esse indivíduo realiza na sociedade”.

 

“O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva as crianças a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade e aprenderem sobre a importância do trabalho em equipe. Na educação não é diferente, precisamos estar aptos as mudanças, e o mais importante, ter capacidade de empenhar o trabalho em equipe junto as diferentes classes socioculturais”, pontuou o estudante de Pedagogia, Marcos Vinicius Sepuchro dos Santos.

 

Para Marcos ser professor é ser operante da maior responsabilidade de poder transmitir conhecimento para os alunos, é traçar metas e realizar sonhos em conjunto, em grupo. “Estar presente na vida das crianças preparando-as para enfrentar os desafios da sociedade, proporcionando conhecimento, ensinando valores, dando-lhes tempo e dedicação, faz toda a diferença no meio educacional”, ressaltou o aluno de Pedagogia.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

Você pode gostar...

Tamanho da fonte
Contraste